APLICAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA NO TRATAMENTO DO BRUXISMO

Glenda Hinaê dos Santos BARILE, Karla Bezerra da Silva BARROS, Patrícias Arantes e SILVA

Resumo


O bruxismo é uma parafunção caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes que ocorre de maneira involuntária e consciente ou inconsciente. A Toxina Botulínica apresenta-se como uma nova opção para o alívio dos sintomas do bruxismo, visto que a aplicação da mesma promove relaxamento muscular, diminuindo assim os níveis da dor e, frequência dos eventos de bruxismo trazendo satisfação aos pacientes. O trabalho presente tem como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre as indicações terapêuticas da toxina botulínica tipo A na Odontologia para tratamento do bruxismo. A busca bibliográfica foi realizada através de artigos já publicados entre 2014 e 2022 em várias bases de dados: PebMed/MEDILINE, BBO, SciELO e Google Acadêmico, com foco voltado para Toxina Botulínica e o tratamento do Bruxismo. Os artigos revisados apontaram que a TXB tipo A tem sido um recurso útil para o uso terapêutico no tratamento do Bruxismo, pois sua aplicação tem efetividade na redução dos sintomas da dor, por meio de sua ação miorrelaxante. Pode-se concluir que, a toxina botulínica tipo A, no tratamento do bruxismo, controla a hiperatividade muscular e diminui a sintomatologia dolorosa.

Palavras chave: Toxina botulínica tipo A. Tratamento. Bruxismo.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Célia Marisa Rizzatti; DE ALBERGARIA BARBOSA, José Ricardo. Toxina botulínica em odontologia. Elsevier Brasil, 2017.

BICALHO, M.B.D., Fernanda Pereira. (2015). Toxina Botulínica no tratamento da disfunção temporomandibular. Politicas e saúde. coletiva,1(2).

BISPO, Luciano Bonatelli. A toxina botulínica como alternativa do arsenal terapêutico na odontologia. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, v. 31, n. 1, p. 74-87, 2019.

CAUDURO-NETO R. Toxina Botulínica e preenchedores na Odontologia. Porto Alegre, Editora RGO, 2015. 170p.

CUNHA, Fernanda Rabelo et al. Utilização da toxina botulínica no tratamento do bruxismo. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 11, n. 4, pág. e34011427304- e34011427304, 2022.

DA CUNHA, Deisiany Rupolo; SOUSA, Germana Vieira. MANEJO

ODONTOLÓGICO NA TERAPIA DO BRUXISMO. Revista Ibero-Americana de

Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 10, p. 3144-3166, 2021.

DALL'MAGRO, Alessandra Kuhn et al. Aplicações da toxina botulínica em odontologia. Salusvita, v. 34, n. 2, p. 371-382, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281