EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE O ATO DE AVALIAR

Eliana da Silva VIANA, Francisca da Silva FEITOSA

Resumo


Este artigo visa apresentar como acontece a avaliação na educação infantil, apontando-a como instrumento de verificação do conhecimento que o aluno já detém. Contudo entendese que avaliar vai muito além da aplicação de uma simples atividade avaliativa, pois ela pode e deve ser elaborada de diferentes formas prezando sempre conhecer e permitir o desenvolvimento da criança. E que família e escola devem permanecer unidas para alcançar as metas e obter resultados, sempre considerando que os métodos utilizados precisam estar de acordo com as necessidades e com o tempo de aprendizagem de cada aluno. Assim, o objetivo geral deste é identificar como acontece a avaliação na educação infantil, segundo os documentos norteadores, tendo os seguintes objetivos específicos: Apresentar o conceito de avaliação da aprendizagem; Abordar sobre como a avaliação deve ser promovida na Educação Infantil. Identificar como avaliar a aprendizagem na Educação Infantil. Para tal foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico sendo utilizado os principais teóricos, Hoffmann (2001), Libâneo (2006), Luckesi (2002). Conclui-se que a avaliação é indispensável nessa faixa etária e de extrema importância, mesmo não tendo caráter de promoção, devendo-a acontecer de maneira particular, pois cada um tem suas peculiaridades. Além de avaliar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno, a mesma também avalia as ações diárias do professor, fazendo com que o mesmo faça uma auto avaliação, repensando suas práticas pedagógicas e planejando de acordo com as necessidades dos alunos.

Palavras-chave: Avaliação. Educação infantil. Aprendizagem. Práticas pedagógicas


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22/08/2021

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1. 06/10/2021

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.

Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 20/10/2021.

FARIA, Ana Paula; BESSELER, Lais Helena. A avaliação na educação infantil: fundamentos, instrumentos e práticas pedagógicas. Nuances: estudos sobre Educação, v. 25, n. 3, 2014.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: O minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, (2000).

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2002. 4ª edição.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Editora Atlas, 2008. 6ª Edição


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281