CRIMES CIBERNÉTICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ISOLAMENTO SOCIAL COMO PROPULSOR DA VULNERABILIDADE DA POPULAÇÃO E DO AUMENTO DOS CASOS

Carlos Alberto Cardoso WANDERLEY, Rodrigo Silva da COSTA, Lara de Paula RIBEIRO

Resumo


O presente artigo tem por finalidade discutir o motivo do vertiginoso aumento do número de casos de crimes praticados na internet, sobretudo no período pandêmico. Para isso fazse uma análise desse tipo penal, dito como cibercrime, apontando as principais características dessa prática, bem como as legislações vigentes e a deficiência no processo de investigação e punição. É certo que os crimes dessa natureza crescem gradualmente a cada dia, porém, foi durante a pandemia da Covid-19 que houve um explosivo crescimento da cibercriminalidade, motivado principalmente pelo isolamento social, o qual foi um dos principais propulsores a esse irrefreável crescimento. Devido ao isolamento, as pessoas foram obrigadas a se refugiarem em suas casas, limitando o contato com o mundo externo, que só se tornou possível por meio da internet. Daí, com o elevado número de usuários logados na web, a incidência de delitos virtuais aumentaram, pois havia um maior número de possíveis vítimas. A pesquisa demonstrou que de fato está correlacionado, o isolamento social como causa do aumento da cibercriminalidade, mas também, entra nessa conta a deficiência da legislação penal, que não acompanhou a evolução tecnológica.

Palavras-chave: Aumento dos casos. Ciovid-19. Crimes Cibernéticos. Internet. Isolamento Social.


Texto completo:

PDF

Referências


ANPD participa de seminário que discute o combate aos crimes cibernéticos. Gov.br, 2021. Disponível em . Acesso em: 02 de maio de 2022.

BALL, Peter. (2022). Covid, 2 anos depois: 5 coisas que descobrimos desde o início da pandemia. Disponível em . Acesso

em: 08 de maio de 2022.

BARRETO, A. G., SANTOS, H. Deep Web: investigação no submundo da internet. 1. Ed. Rio de Janeiro: Editora Brasport. 2019.

BARRETO, A. G., KUFA, K., SILVA, M. M. Cibercrimes e seus reflexos no direito brasileiro. 2. ed. Salvador: Editora JusPODIVM. 2020.

BATISTA, João Pedro Thimotheo et al (2020). Isolamento vertical e horizontal: entenda as diferenças. Disponível em . Acesso em: 26 de março de 2022.

BATISTA, Rodrigo. (2021). Lei com penas mais duras contra crimes cibernéticos é sancionada. Agência do Senado. Disponível em

. Acesso em: 09 de maio de 2022.

BEZERRA, Carina B. et al. (2020). Impacto psicossocial do isolamento durante pandemia de covid-19 na população brasileira: análise transversal preliminar. Disponível em . Acesso em: 26 de março de 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281