A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA VIDA DOS JOVENS

Ana Gabriela dos Reis LEITE, Agenor Neto Cabral da CRUZ

Resumo


Esta pesquisa investiga qual a importância da Educação Financeira na vida dos jovens. Para isso, vale-se de um estudo de natureza bibliográfica e uma pesquisa realizada no município de Araguaína-TO, fundamentadas em aportes teóricos, que possibilitem levantar questões sobre vida financeira dos jovens, bem como seus investimentos e estratégias para o sucesso nas finanças. Portanto, analisar-se-á os caminhos e a importância que essa educação tem para as pessoas, e as possibilidades que a mesma trás para se criar adultos mais responsáveis financeiramente. Tendo a pesquisa, por principal objetivo apresentar como um grupo de jovens analisam suas finanças pessoais, com essa investigação será possível efetivar que o conhecimento financeiro necessita ser implementado na vida cotidiana das pessoas.

Palavras-chave: Financeira. Educação financeira. Investimento. Estratégia para sucesso nas finanças.


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Edgar. CPA-20. [s.l] EdgarAbreu Cursos: 2022. Disponível em

https://drive.google.com/file/d/1WKOTN1MnfHwQSeKnEUHkVW202wxY6Ly/viw (Acesso em 15 de maio de 2022).

BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Mec apoia inserção da temática educação financeira no currículo da educação básica. Brasília, MEC/SEF. Disponível em https://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35987-educacao-financeira (Aceso em 15 de maio de 2022.

______. Base Nacional Comum Curricular. A Educação Financeira gerando adultos mais conscientes na compra. Brasília, MEC/BNCC. Disponível em

http://basenacionalcomum.mec.gov.br. (Acesso em 07 de maio de 2022).

CERBASI, Gustavo P. Dinheiro – Os segredos de quem têm: como conquistar e manter sua independência financeira. São Paulo: Gente, 2005.

CERBASI, Gustavo. Como organizar sua vida financeira: Inteligência financeira pessoal na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CERBASI, Gustavo. Dinheiro: os segredos de quem têm. São Paulo. Editora Gente, 2003.

GAMA, Bruna Soares da; CORREIA, Marcos Vasconcelos. Planejamento financeiro pessoal e a importância da gestão dos próprios recursos – Um estudo de caso com os estudantes de Administração da Faculdade Paraíso do Ceará – FAP CE. Disponível em < https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/bruna.pdf> (Acesso em 15 de maio de 2022).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281