FALIBILIDADE DO TESTEMUNHO NO PROCESSO PENAL

Núbia Kananda Silva ARAÚJO, Luís Gonzaga da SILVA-NETO

Resumo


As falsas memórias ocorrem quando uma pessoa se lembra de uma maneira distorcida do que realmente aconteceu, sendo resultado de informações apresentadas posteriormente ao evento em questão. Portanto, o evento fica suscetível à distorção, podendo impactar diretamente na avaliação de um evento criminoso. Esse fenômeno está diretamente ligado a uma lembrança que é construída a partir da interpretação que as pessoas fazem das situações ou ocorre quando há falhas no monitoramento das fontes dessas memórias. Este estudo, portanto, investiga os resultados e as repercussões das falsas memórias quando se mencionam as testemunhas e suas declarações na prova testemunhal, no processo penal brasileiro. Analisam-se a repercussão do fenômeno das falsas memórias dos crimes contra o patrimônio com emprego de violência e grave ameaça, sua ressonância nos tribunais do Rio Grande do Sul e o quão é importante identificar este fenômeno no ato de reconhecimento feito pela vítima ou testemunha. Sua base de desenvolvimento é documental, utilizando-se o método dedutivo para usar textos doutrinários, legislativos, jurisprudências e a pesquisa bibliográfica especializada sobre o tema. Deste modo, se trata de um estudo interdisciplinar, com conceitos da Psicologia, do Direito Penal, da Criminologia e do Processo Penal, desdobrando-se por temas como o estudo da memória e suas classificações, os funcionamentos e as teorias. O basilar é desenvolver métodos capazes de diminuir a presença de falsas memórias e seu impacto no processo penal, possibilitando, assim, uma compreensão e identificação clara aos aplicadores do direito. Estes poderão detectar memórias viciadas e a margem de erro no processo por contaminação da prova penal, reduzindo danos materiais e processuais. Palavras-chave: Processo penal. Prova testemunhal. Falsas memórias.

Texto completo:

PDF

Referências


ARANHA, Adalberto. Da prova no processo penal. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

ÁVILA, Gustavo. Fratura do sistema penal: o sintoma das falsas memórias na prova testemunhal. 2012. 355 f. Tese de doutorado (Pós-Graduação em Ciências Criminais) − Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

BADARÓ, Gustavo. Direito processual penal. Rio de janeiro: Elsevier, 2008. BRASIL.

CAMPOS, Larissa. A fragilidade da prova testemunhal no processo penal: falsas memórias e outras causas de deformação do testemunho. 33 f. Artigo científico. Faculdade Federal da Bahia. Salvador, 2020.

CYMROT, Paulina. Nossas lembranças: guardam intimidade com as ficções e são sempre fontes suspeitas? In: ZIMERMAN, David; COLTRO, Antônio Carlos Mathias (orgs.). Aspectos psicológicos na prática jurídica. 3. ed. Campinas, SP: Millennium, 2010.

DEESE James. On the predicitioin of occurrence of particular verbal intrusions in immediante recall. Journal of experimental psychology. Monthly, 1959.

DELMANTO, Celso. Código penal comentado: acompanhamento, jurisprudências, súmula em matéria penal e legislação complementar. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2. ed. Porto alegre: Artmed, 2008.

DI GESU, Cristina. Prova penal e falsas memórias. Trabalho de conclusão de curso. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

DI GESU, Cristina. Provas testemunhais e falsas memórias. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2014.

FALLEIRO, Thaisa. A conformidade da prova testemunhal no processo penal brasileiro. 2016. Resumo. Pós-graduação da escola superior de advocacia do OAB/MG. Belo Horizonte: forúm-2016.

FLECH, Elizabeth. Falsas memórias no processo penal. Trabalho de conclusão de curso de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

LOFTUS, Creating false memories Scientific american, 1997 p. 70-75.

LOFTUS Elizabeth; MILLER David; BURNS Helen. Semantic integration of verbal information into visual memory. Jornal experimental psychology: humam learnig and memoria, 4. ed. p 19- 31; 1978.

GIOCOMOLLI, José; DI GESU, Cristina. As falsas memórias na reconstrução dos fatos pelas testemunhas no processo penal. XVII CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, Brasília/DF, 2008.

GIOCOMOLLI, José; DI GESU, Cristina. Fatores de contaminação de prova

testemunhal: processo penal contemporâneo. Porto Alegre: Núria Fabris, 2010.

GRECO, Rogério. Curso de direito penal: parte especial. 10. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2013.

GUAER, Ruth. Criminologia e sistemas jurídicos-penais contemporâneos. Porto Alegre: Adipucrs, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281