HIPOMINERALIZAÇÃO MOLAR INCISIVO: REVISÃO DE LITERATURA

Lucas Reis Tavares RIBEIRO, Zelita Júlia Almeida DIAS, Leandro Silva da CONCEIÇÃO

Resumo


Introdução: Hipomineralização molar incisivo é uma imperfeição presenciada na translucidez do esmalte dentário, acometendo um ou até os quatro primeiros molares permanentes, tendo associação aos incisivos e alguns dentes decíduos. O recurso terapêutico dependerá do grau e localização da manifestação, podendo ser voltado para a prevenção, procedimentos restauradores complexos e reabilitadores. Objetivo: Revisar a literatura, com intento de elucidar etiologia, características clínicas e tratamento odontológico adequado da Hipomineralização Molar Incisivo. Método: A metodologia é uma revisão bibliográfica, que se refere com 40 artigos sobre o assunto, realizado na base de dados em artigos científicos, do Google acadêmico e SciElo. Conclusão: No tratamento preventivo, fluoretos, vernizes e aplicação tópica de flúor, são usados no controle da sensibilidade e prevenção de cárie dentaria, enquanto que no tratamento estético e funcional, os materiais mais utilizados são as resinas compostas e o Cimento de Ionômero de Vidro (CIV), coroas estéticas.

Palavras-chave: Diagnóstico. Hipomineralização de molar incisivo. Tratamento.


Texto completo:

PDF

Referências


Silva ARSF, et al. Tratamento de hipomineralização molar –incisivo em

odontopediatria: revisão de literatura. Braz. J. Hea. Rev,Curitiba. 2020;3(6):16789-16801.

Guedes PAC. Organizado por Mello-Moura, Anna Carolina Volpi.Odontopediatria. São Paulo: Santos. 8 ed;2016.

Tourino LFPG. Prevalência de hipomineralização molar-incisivo e fatores

associados em escolares de um município do sudeste brasileiro.[Tese Doutorado em Odontopediatria].Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG;2015.

Resende PF, Favretto CO. Desafios clínicos no tratamento de hipomineralização molar incisivo. Journal of Oral Investigations. 2019;8(2):73-83.

Fernandes AS, Mesquita P, Vinhas L. Hipomineralização incisivo-molar: uma revisão de literatura. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac. 2012;53:258-62.

Júnior IFS, et al. Reabilitação de dentes afetados pela Hipomineralização MolarIncisivo (HMI): um relato de caso com 16 meses de acompanhamento. 2018;23(2):218-224.

Domingos PAS. et al. Hipomineralização molar-incisivo: Revisão de literatura. Journal of Research in Dentistry. 2019;7(2):7-12.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281