CROMOMICOSE - RELATO DE CASO

Silvestre Júlio Souza da SILVEIRA, Ana Beatriz Gonçalves de SOUZA, Bruna Carolina Miranda de CARVALHO, Jean Matheus Guedes CARDOSO, Jullya Alves LOURENÇO

Resumo


A cromomicose é uma doença fúngica que acomete a pele e o tecido subcutâneo. O fungo causador dessa micose é encontrado, sobretudo, nas plantas e no solo. Assim, o habitat natural do agente etiológico favorece a contaminação dos trabalhadores rurais desprotegidos. A introdução do fungo no organismo humano ocorre, principalmente, por meio de traumas e ferimentos. Nos pacientes acometidos, as lesões são do tipo vegetações, caracterizadas pela superfície elevada, irregular, úmida ou seca. O objetivo deste relato foi apresentar um caso de cromomicose, ressaltando o diagnóstico da doença, a caracterização das lesões, as suas repercussões clínicas, a evolução da micose e o tratamento preconizado, tendo como suporte uma revisão de literatura. O relato de caso descreve a história de um paciente, gênero masculino, 46 anos, pardo, que foi encaminhado por uma médica do município de Colinas a Centro de Dermatologia Suprema, na cidade de Araguaína-TO. O paciente apresentava lesões na mão e, conjuntamente, uma lesão mais proeminente no antebraço, ambas do lado esquerdo do corpo, com o aspecto de placas de ulceração, bem delimitadas, de base eritematosa. Após realizada a anamnese detalhada do paciente, associada ao exame físico, foi solicitada uma biópsia, a fim de determinar a confirmação diagnóstica. A configuração celular histológica encontrada nesse exame específico confirmou o diagnóstico de cromomicose. O paciente foi, sequencialmente, submetido a uma terapia combinada, constituída por 6 sessões de crioterapia, agregada ao uso do quimioterápico itraconazol.

Palavras-chave: Cromomicose; Biópsia; Terapia combinada; Crioterapia; Itraconazol.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA FILHO, MARCOS ADELINO et al. Epidemiologia das micoses subcutâneas em um serviço público de referência dermatológica em Fortaleza, Ceará, Brasil. SaBiosRevista de Saúde e Biologia, v. 15, n. 1, p. 7-17, 2020.

BENVEGNÚ, ANA MARIA et al. Série de casos de cromomicose e esporotricose no Hospital Universitário de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 2017.

CORREIA, RAFAELA TEIXEIRA MARINHO et al. Cromoblastomicose: relato de 27 casos e revisão da literatura. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 85, p. 448-454, 2010.

DE ALMEIDA, ANA PAULA MOURA et al. Cromomicose: relato de caso e revisão da literatura. Rev Soc Bras Clin Med, v. 12, n. 1, p. 69-71, 2014.

VIEIRA, VINÍCIUS ROSENDO. Cromomicose: relato de caso de difícil conclusão diagnóstica e tratamento. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research–BJSCR, v. 34, n. 1, p. 34-36, 2021.

OLIVEIRA, RAPHAEL SIMIOLI DA PAZ. Cromomicose: nem clínica comum, nem lâmina comum um relato de caso com novos destaques. 2018.

PACHECO, ALEXSANDRE DA SILVA et al. Cromomicose em Santa Catarina. 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281