FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UM OLHAR PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA A PARTIR DA GAMIFICAÇÃO NOS FORMULÁRIOS GOOGLE

Paulo Vinícius Pereira de LIMA, Luciane Alves Rodrigues de SOUSA, Hélio Rodrigues dos SANTOS, Geraldo Eustáquio MOREIRA

Resumo


A educação foi atingida de maneira abrupta com a pandemia ocasionada pela Covid-19, o que contribuiu para que professores, estudantes e familiares repensassem, reavaliassem e reorganizassem o fazer pedagógico. Os novos processos de ensino-aprendizagem impostos pela pandemia nos levaram a refletir sobre a rotina escolar mediada pelas tecnologias. Diante da importância dessas reflexões, o referido artigo tem por objetivo explorar a ferramenta Formulários Google como instrumento de gamificação sob a ótica da avaliação formativa no contexto do ensino remoto, bem como apresentar as funcionalidades desta ferramenta de modo a desenvolver práticas formativas com a gamificação em colaboração com professores dos anos finais do Ensino Fundamental. A abordagem utilizada é a qualitativa com caráter exploratório, tendo como instrumento de coleta de dados a observação participante e o questionário, ambos oriundos de uma formação realizada com os 36 professores. A atividade pedagógica trouxe contribuições quanto à importância do uso das tecnologias como proposta interativa e dinâmica no ambiente virtual remoto, destacando o uso dos Formulários Google sobre a prática da gamificação de modo a elevar a participação dos estudantes na realização das atividades propostas nesse período pandêmico. Os resultados apontaram para a necessidade de propor uma formação inicial e continuada dos professores que contemple o conhecimento e as práticas para o uso das tecnologias em sala de aula, bem como ampliar os conhecimentos dos professores quanto às possibilidades de utilização dos Formulários Google como instrumentos de avaliação.

Palavras-chave: Formação docente. Tecnologias da informação e comunicação. Ensino remoto. Gamificação. Formulários.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES; L. R. G.; MINHO, M. R.; DINIZ, M. V. C. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL, L. M. (Org.) (2014). Gamificação na Educação São Paulo: Pimenta Cultural, 2014, p. 75-97.

BARD, R. D.; MATUZAWA, F. L.; MÜLBERT, A. L. Uso de tecnologia educacional em uma escola pública municipal: uma experiência de avaliação formativa usando o formulário Google. Tecnologias na Educação, v. 21, p. 1-12, out. 2017.]

BORTOLAZZO, S. F. Nascidos da Era Digital: outros sujeitos outra geração. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP – Campinas – 2012.

BRASIL. Parecer CNE/CP N° 15/2020. Diretrizes Nacionais para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Brasília, DF: Conselho

Nacional de Educação, 2020b.

BRASIL. Parecer CNE/CP N°: 19/2020. Reexame do Parecer CNE/CP nº 15, de 6 de outubro de 2020, que tratou das Diretrizes Nacionais para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação - CNE, 2020a.

BRASIL. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação - CNE, 2020a.

BURKE, B. Gamificar: Como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. São Paulo: DVS Editora, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281