O LUTO PERINATAL INVISÍVEL NA PERSPECTIVA DA MULHER: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA

Samara Dantas Figueredo SANTANA, Nayana Brunio de Aguiar BRITO

Resumo


Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica sobre a experiência de mulheres que atravessaram a dor da perda gestacional no período perinatal, tendo como objetivo compreender o luto invisível a partir da perda gestacional na perspectiva da mulher e como a psicologia poderá contribuir neste processo. Para isso, a pesquisa foi elaborada a partir da escolha do tema central, da pré-seleção, das obras através da análise do título e proximidade com tema proposto. Ao todo foram contempladas 30 obras entre artigos, teses, dissertações e livros a partir de uma breve leitura do resumo. Como resultado observou-se que as mulheres ao passar pelo processo de luto na perda gestacional são afetadas nas suas relações interpessoais, emoções, autoestima, que retrata o sofrimento psíquico, social, físico e a negação, dificultando que ela possa pensar na possibilidade de tentar engravidar novamente. Também foi possível observar que a família e profissionais devem estar atentos diante da situação de vulnerabilidade e necessidade de cuidado e acolhimento não apenas físico, mas na totalidade, respeitando as limitações e o tempo de cada mulher.

Palavras-chave: Luto. Perda Gestacional. Saúde mental.


Texto completo:

PDF

Referências


ARTEIRO, I. L. A mulher e a maternidade: um exercício de reinvenção. Disponível em: > http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/973

BEAUVOIR, S. O segundo sexo: A experiência vivida; tradução de Sérgio Millet. 4 ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1980.

BEGOSSI, JANAÍNA. O luto do filho perfeito: Um estudo psicológico sobre os sentimentos vivenciados por mães com filhos portadores de paralisia cerebral. 2003. 127 f. (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, 2003.

CARVALHO, F. T., & MEYER, L. Perda gestacional tardia: aspectos a serem enfrentados por mulheres e conduta profissional frente a essas situações. Boletim de Psicologia, 57(126), 33-48. 2007.

CHODOROW, N. Psicanálise da Maternidade: Uma Crítica a Freud a Partir da Mulher. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1990.

ESTRELA, J. M. MACHADO, M. S.; CASTRO, A. O “Ser Mãe”: Representações Sociais do Papel Materno de Gestantes e Puérperas. Id on Line Rev. Mult. Psic. V.12, N. 42, Supl. 1, p. 569-578, 2018 - ISSN 1981-1179.

FARIA-SCHÜTZER, D. B.; NETO, G. L.; DUARTE, C. A. M.; VIEIRA, C. M.;

TURATO, E. R. Fica um grande vazio: relatos de mulheres que experienciaram morte fetal durante a gestação. Est. Inter. Psicol. vol.5 no.2 Londrina 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281