ABANDONO DIGITAL INFANTIL: ASPECTOS JURÍDICOS E CONJECTURAS SOCIAIS DA RESPONSABILIZAÇÃO DOS PAIS

Letícia dos Santos ALVES, Fernanda da Silva Sousa SANTANA, Pollyanna Marinho Medeiros CEREWUTA

Resumo


O abandono digital infantil, que envolve crianças e adolescentes, no mundo atual, com a expansão da internet vem ganhando força e lugar na realidade dos infantes. O termo abandono digital é não muito visto e comentado, sendo o mesmo caracterizado pela negligência, omissão e imprudência parental, ocasião em que a internet se torna uma arma para as crianças e os adolescentes, os expondo a situações de vulnerabilidade. A desatenção dos pais, tendo consigo a omissão, diante do seu dever de cuidar e proteger os infantes no exercício regular do poder familiar se tornou mais corriqueiro com o surgimento da Pandemia do Covid-19, surgiu uma série de riscos no ambiente virtual, no qual, faz-se necessária a observância dos pais em relação aos menores no meio digital. Assim é de extrema importância a necessária demonstração de medidas de proteção que os seus responsáveis legais na forma do pátrio poder possuem ao zelar pelo cuidado dos filhos no ambiente virtual, como também a intervenção estatal para coibir abusos de provedores de aplicações.

Palavras-chave: Abandono Digital. Deveres Paternos. Direitos da Criança e do Adolescente. Responsabilização Civil.


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Guilherme. Ambiente virtual e a necessidade de uma tutela eficaz. Varginha: 2014.

ABREU, Karen Cristina Kraemer. História e usos da Internet. Portugal: Bocc-Bliblioteca Online de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira, 2009.

AMARAL, Ana Carolina da Silva. Consumo infantil: Análise sobre a influência dos jogos eletrônicos na vida das crianças. Porto Alegre. 2016.

ANDRADE, D. M. et al. Atividades remotas em tempos de pandemia da COVID-19: possíveis legados à Educação. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 6, Ed. Esp. Desafios e avanços educacionais em tempos da COVID-19, e 150120, 2020.

AQUINO, E.M.L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Salvador, 2020.

ARAÚJO, Marcelo Barreto de. Comércio eletrônico; Marco Civil da Internet; Direito Digital. Rio de Janeiro: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo, 2017.

BENAKOUCHE, Tamara. Redes técnicas/redes sociais: a pré-história da Internet no Brasil. São Paulo: Revista USP, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281