CAIXA EDUCATIVA DE SAÚDE BUCAL: UMA PROPOSTA DE CONDICIONAMENTO DO PACIENTE AUTISTA BASEADA NOS MÉTODOS ABA - ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA E PECS - SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR TROCA DE FIGURAS

Eduarda De Brito Abreu LUZ, Gilmara Ribeiro da SILVA, Eliana dos Santos ANDRADE, Amanda Rocha MORTOZA

Resumo


Introdução: Pacientes com Transtornos do Espectro Autista (TEA) apresentam dificuldades na comunicação, em razão disso, muitos cuidadores e profissionais se utilizam dos métodos: ABA - Análise do comportamento aplicada e PECs - Sistema de Comunicação por Troca de Figuras, para que estes pacientes possam realizar as atividades básicas da vida diária. Objetivo: Criar caixa educativa com PECS de saúde bucal, para servir como instrumento de apoio ao cirurgião dentista e cuidadores para o condicionamento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista para facilitar a comunicação e melhorar a relação entre profissional e paciente. Materiais e Métodos: O caminho metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica (28 referências de 1979 a 2016) com temas relacionados ao método ABA, PECS e autismo. Ademais foi demonstrada a construção de uma caixa educativa, com a descrição de cada etapa, bem como materiais utilizados. Resultados: O presente estudo mostrou que há carência na literatura sobre materiais que auxiliam os profissionais dentistas no atendimento de paciente autista, principalmente no que diz respeito às PECS, por isto, a caixa educativa serve como ferramenta de apoio ao profissional dentista no atendimento e condicionamento de pacientes com TEA. Conclusão: Esse projeto foi desenvolvido para ajudar no condicionamento do paciente autista, no que tange à saúde bucal. Além de servir como um método colaborativo para pesquisas e trabalhos posteriores na área da odontologia em pacientes com TEA.

Palavras-chave: Autismo. Odontologia. PECS. ABA.


Texto completo:

PDF

Referências


Aguiar AS, Santos PR. Assistência odontológica a autistas. Rev Gaúcha Odontol. 1992; 40: 345-9.

Amaral LD, Portillo JAC, Mendes SCT. Estratégias de acolhimento e condicionamento do paciente autista na Saúde Bucal Coletiva. Tempus: Actas Saúde Colet. 2011; 5(3): 105 -14.

Bosa CA. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Rev Bras Psiquiatr. 2006; 28: 47-5

Savioli C, Campos VF, Santos, MTRB. Prevalência de cárie em pacientes autistas. Rev Int Odonto-Psicol Odontol Pacientes Espec 2005; 1(1): 80 4.

Brasil: Ministério da Saúde. Atenção à pessoa portadora de deficiência no sistema único de saúde - SUS. V.1. Brasília: Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde - Departamento de Ações Programáticas Estratégicas; 2009.

Vismara LA, Rogers SJ. Behavioral treatments in Autism Spectrum Disorder: what do we know? Annu Rev Clin Psychol. 2010; 6: 447-68.

Klintwall L, Gillberg C, Bölte S, Fernell E. The efficacy of intensive behavioral intervention for children with autism: a matter of allegiance?. J Autism Dev Disord. 2011;42(2):139-40.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281