SOLICITUDE NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO AO PACIENTE PORTADOR DE DIABETES MELLITUS TIPO 2: REVISÃO DE LITERATURA

Amarildo Júnior Dias DE SOUSA, Matheus Sousa MARQUES, Leandro Silva da CONCEIÇÃO

Resumo


Introdução: A Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada por uma disfunção metabólica devido à hiperglicemia, onde apresenta alto índice de glicose no sangue e a insulina, por deficiência de formação, secreção ou ação do pâncreas, não consegue controlar os níveis. Os principais sinais e sintomas encontrados nesses pacientes são polifagia, perda de peso, poliúria e polidipsia. Objetivo: Em vista dos altos índices de pacientes portadores de diabetes mellitus 2, esse estudo objetivou-se discutir a cerca das condutas odontológicas, visando à condução do tratamento e abordar informações necessárias sobre a doença por meio de uma revisão de literatura. Método: Foram realizadas leituras em bases de dados Scielo, PubMed e Google Acadêmico nos idiomas português e inglês, no período de 2005 a 2021. Conclusão: Em razão do aumento de incidência da Diabetes Mellitus bem como suas complicações para o paciente, conclui-se através desta literatura a necessidade de uma abordagem cirúrgica cautelosa através do controle glicêmico, avaliação detalhada pré-operatória, reduzindo assim, os riscos de complicações, e de elevar os índices de morbilidade e mortalidade.

Palavras-chave: Cuidados odontológicos. Diabetes mellitus. Saúde bucal.


Texto completo:

PDF

Referências


Madeiro AT, Bandeira FG, Figueiredo CRL. A estreita relação entre diabetes e a doença periodontal inflamatória. Odontologia ClínCientíf. 2005; 4(1):7-12.

Brandão DFLMO, Silva APG, Penteado LAM. Relação bidirecional entre a doença periodontal e a diabetes mellitus. Odontol. Clín.-Cient., Recife. 2011; 10(2):117-20.

World Health Organization (OMS). Diabetes: World Health Organization Fact Sheet. 2011; 1:312.

Sociedade Brasileira de Diabetes. Tratamento e acompanhamento do Diabetes mellitus: Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes. [Acesso em 18 de Março de 2015]. Disponível em URL: http://www.anad.

org.br/profissionais/images/diretrizes_SBD_2007.pdf.

Cantanhede ALC, Veloso KMM, Serra LLL. O idoso portador de diabetes mellitus sob a perspectiva odontológica. Rev Bras Clin Med. São Paulo. 2013;11(2):178-82.

Yamashita JM, Moura-Grec PG, Capelari MM, SalesPeres A, Sales-Peres SHC. Manifestações bucais em pacientes portadores de Diabetes Mellitus: uma revisão sistemática. Rev Odontol UNESP. 2013;42(3):211-20.

Sousa MGM, Costa ALL, Roncalli AG. Clinical study of the oral manifestations and related factors in type 2 diabetics patients. Braz J Otorhinolaryngol. 2011;77(2):145-52.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281