A ESCUTA DO SINTOMA DO PACIENTE RENAL CRÔNICO EM HEMODIÁLISE: UMA VISÃO PSICANALÍTICA

Amanda de Azevedo BARROS, Jordana Carmo de SOUSA

Resumo


Este artigo tem como proposta a busca do entendimento e a compreensão de como a psicanálise é útil ao trabalhar a escuta subjetiva para explicar o sintoma via palavra do paciente com insuficiência renal em tratamento de hemodiálise, elencado a partir da visão da abordagem psicanalítica. Logo, ao descrever a palavra sintoma, é importante enfatizar os aspectos psíquicos e toda a trajetória de vida do sujeito, trabalhando o sofrimento psíquico causado pelo fator do adoecimento. Contudo, este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica e exploratória acerca da atuação do psicólogo, através de um levantamento bibliográfico na visão psicanalítica.

Palavras-chave: Psicologia. Psicanálise. Sintoma. Escuta. Renal crônico.


Texto completo:

PDF

Referências


BOLLAS, Christopher. Associação livre. São Paulo: Segmento-Duetto, 2005.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética Profissional dos

Psicólogos, Resolução n.º 10/05, 2005. ________. Psicologia, ética e direitos humanos.

CREMASCO, Gabriela da Silva; RUDNICKI, Tânia. Atendimento ao paciente renal crônico em tratamento de hemodiálise. In: BAPTISTA, Makilim Nunes; DIAS, Rosana Righetto; BAPTISTA, Adriana Said Daher. Psicologia hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. p. 124-132.

FIORI, Wagner da Rocha. Modelo psicanalítico. In: RAPPAPORT, Clara Regina; DAVIS, Claudia. Psicologia do Desenvolvimento. 1. V. São Paulo: EPU, 1981-1982. p. 45-46.

FREITAS, Paula Pereira Werneck de; COSMO, Mayla. Atuação do psicólogo em hemodiálise. Rev. SBPH, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, Jun. 2010.

GALVÃO, Adelia Alves Ferreira; SILVA, Erci Gaspar; SANTOS, Walquiria Lene dos. As dificuldades encontradas pelos pacientes com insuficiência renal crônica ao iniciar o tratamento. Revista de iniciação científica e extensão, 2019. p. 182.

GIL, Antonio Carlos. Como Classificar as Pesquisas? In: ______. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. p. 41-45.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281