TRATAMENTO ORTODÔNTICO DE MÁ OCLUSÃO CLASSE II ASSOCIADO À SOBREMORDIDA E SOBRESSALIÊNCIA ACENTUADA DOS INCISIVOS SUPERIORES UTILIZANDO-SE RECURSOS ORTOPÉDICOS NA FASE INICIAL: RELATO DE CASO CLÍNICO

Heryka Karolayny Nunes Rodrigues COIMBRA, Marcelo Rodrigues MOREIRA, Mário de Souza Lima e SILVA, Caio Rodrigo Pacheco LOPES, Viviane Silva SIQUEIRA, Carollyne Mota TIAGO

Resumo


Introdução: O relato de caso clínico descreve o tratamento ortodôntico de um paciente de 12 anos, portador de deficiência visual e de má oclusão classe II de Angle, subdivisão esquerda, com desvio de linha média, apresentando sobremordida e sobressaliência acentuada dos incisivos superiores. Objetivo: Relatar um caso clínico de má oclusão classe II, subdivisão esquerda, associado à sobremordida e sobressaliência acentuada dos incisivos superiores utilizando-se de recursos ortopédicos em consonância com a revisão de literatura. Método: O tratamento envolveu a utilização do aparelho ortopédico Planas classe II, buscando auxiliar na correção da sobremordida, através da extrusão dos dentes posteriores, enfatizando o efeito do controle vertical e ântero-posterior do crescimento maxilar para a correção da Classe II e seu impacto sobre o perfil facial. Ocorreu a instalação do aparelho fixo, exodontia do elemento 24 para correção da linha média e da problemática em discursão. Resultado: foi alcançada a correção da sobremordida e linha média, porém devido algumas peculiaridades o paciente não conseguiu finalizar em classe I de molar. Conclusão: O tratamento de má oclusão classe II com envolvimento esquelético associado à sobremordida, pode ser interrompido de forma precoce com a indicação correta da mecânica, viabilizando a utilização de recursos ortopédicos como auxiliador na correção da problemática supracitada e possibilitando a obtenção de uma oclusão satisfatória e estável, com uma melhora considerável do perfil facial.

Palavras-chave: Ortodontia. Aparelho ortopédico. Sobremordida. Extração. Má oclusão angular classe II.


Texto completo:

PDF

Referências


Pereira APS, Almeida KM, Reveli DB, Santos PA, Maia SA, Palomino, SPG. al. Tratamento da má-oclusão de classe II divisão 1 de Angle, com aparelho de Herbst splint metálico seguido de aparelho fixo, na dentição permanente. Ortodontia, v. 44, n. 6, p. 561- 570, 2016.

Bertoz FA, Bertoz AP, Gimenez CMM. Tratamento da má oclusão de Classe II, divisão 1 de Angle, com protrusão maxilar utilizando-se recursos ortopédicos. R Dental Press Ortodon Ortop Facial. Maringá, v. 12, n. 6, p. 85-100, nov./dez. 2017.

Almeida YC, Aguiar AP, Alessio Junior LE, Crepaldi AA, Sant'ana AP, Silva, LM. Tratamento da má oclusão de classe II com a utilização do AEB com ativador. Revista FAIPE, v. 8, n. 2, p. 21-29, jul./dez. 2018.

Nogueira BCM. Distalização dos Molares Superiores. Monografia apresentada ao Curso de Especialização Lato Sensu da FACSETE - Faculdade Sete Lagoas, como requisito parcial para conclusão do curso de Especialista em Ortodontia da área de Odontologia. Balneário Camboriú-SC: 2019.

Kutzke JL et. al. Tratamento Ortodôntico Classe II de Angle: uma revisão de literatura. Revista Gestão & Saúde, v. 14, n. 2, p. 33 – 39, 2016. 6. Silva L. Protocolos de tratamento ortodôntico da classe ii divisão 1° de angle em adultos: uma revisão de literatura nos

últimos 5 anos. Monografia apresentada a Faculdade de Sete Lagoa – FACSETE. 43 f: XXV. Florianópolis: 2019.

Rocha AC. Tratamento da má oclusão de classe ii divisão 1 em duas fases utilizando splint maxilar e aparelho autoligado. Trabalho de conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário do Estado do Pará para obtenção do grau de Cirurgiã Dentista. Belém: 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281