INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA NO 12º CENTRO REGIONAL DE SAÚDE DO ESTADO DO PARÁ

Tallya Gomes ALMEIDA, Higor Lopes da SILVA, Vitória Carolina Moreira PINHEIRO, Geovanna Sampaio Ré PLACIDO, Ana Cristina Doria dos SANTOS

Resumo


As ICSAP retratam condições de saúde que podem evitar a hospitalização desnecessária efetuada através de ações da APS, essas internações vêm sendo usadas como indicador indireto de desempenho da APS. Mediante isso esse estudo tem como objetivo analisar as internações por ICSAP no 12º Centro Regional de Saúde do Estado do Pará, no período de 2008 a 2019. Métodos: Estudo do tipo epidemiológico, exploratório e observacional, com abordagem quantitativa. Resultados e discussão: Entre o período de 2008 a 2019 foram registradas 146.897 internações por ICSAP. Os dados coletados apontaram os grupos com os maiores números de acometimento de ICSAP: Gastroenterites infecciosas; Pneumonias; Asma; Hipertensão; e Insuficiência Cardíaca. As ICSAP corresponderam a 32,9% do valor total de todas as AIHs aprovadas. Através do cálculo estatístico de correlação foi possível identificar a relação entre as variáveis onde os resultados que o aumento da cobertura pela ESF, não causou forte impacto na redução das ICSAP. Conclusão: A redução das ICSAP na região de saúde do Araguaia demonstrou que o aumento da cobertura da ESF não influenciou significativamente a diminuição de ICSAP e por ser um indicador de desempenho indireto não é indicado que seja usada como única ferramenta para avaliação de qualidade APS, no entanto, permite mapear um perfil epidemiológico, possibilitando assim, reconhecer a realidade de saúde de uma determinada região.

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde da Família. Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária. Hospitalização. Qualidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ALFRADIQUE, Maria Elmira; BONOLO, Palmira de Fátima; DOURADO, Inês; COSTA; et al. Internações por condições sensíveis à atenção primária: a construção da lista brasileira como ferramenta para medir o desempenho do sistema de saúde (Projeto ICSAP – Brasil). Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, jun. 2009.

ANVERSA, Elenir Terezinha Rizzetti; BASTOS, Gisele Alsina Nader; NUNES, Luciana Neves; PIZZOL, Tatiane da Silva Dal. Qualidade do processo da assistência pré-natal: unidades básicas de saúde e unidades de estratégia saúde da família em município no Sul do Brasil. Cadernos de Saúde Pública, 2012.

BELLIDO, Jaime Gregorio; et al. Saneamiento ambiental y mortalidad en niños menores de 5 años por enfermedades de transmisión hídrica en Brasil. Revista pan american salud pública. 2010.

BILLINGS, John; ZEITEL, Lisa; LUKOMNIK, Joanne; et al. Impacto of socioeconomic status on hospital use in New York City. Health Affairs,1993.

BRANTI, Luisa Campos Caldeira et al. Variações e diferenciais da mortalidade por doença cardiovascular no Brasil e em seus estados, em 1990 e 2015: estimativas do Estudo Carga Global de Doença. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 1, n. 20, p. 116- 128, maio 2017.

BRASIL. Governo do Distrito Federal. Secretaria de Estado de Infraestrutura e Serviços Públicos do Distrito Federal. Secretário de Estado do Meio Ambiente. Plano Distrital de Saneamento Básico e de Resíduos Sólidos e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. 2017; p 32-37. Disponível em: http://www.planodesaneamentodf.com.br/esgotamentosanitario > Acesso em: 15 de set. de 2021.

BRASIL. Governo do Estado do Pará. Secretária de Saúde Pública. Plano Estadual de Saúde 2016-2019. Belém (PA). 2016; 43 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281