ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DURANTE O PRÉ-NATAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Lorenna Brito SARAIVA, Nelson Augusto Vanderley QUEIROZ, Angélica Pereira ROCHA

Resumo


Durante o período gestacional a mulher sofre alterações psicológicas e fisiológicas, afetando fisicamente também. Para esse momento, é ideal que haja o acompanhamento multidisciplinar de profissionais da saúde. O cirurgião-dentista deve fazer parte da equipe de pré-natal, compartilhando as devidas orientações à gestante. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo explanar acerca da importância do acompanhamento odontológico durante a gestação. Para tal feito, realizou-se uma busca bibliográfica em bases de dados como Scielo, Pubmed e Google Acadêmico por artigos compatíveis ao tema abordado. O acompanhamento da gestante durante o pré-natal é de grande relevância, tendo em vista que é por meio dele que ocorre toda a assistência e monitoramento da mãe e bebê, possibilitando que sejam detectáveis alterações que possam afeta-los. O cirurgiãodentista deve estar preparado para transmitir as informações corretas às grávidas, de maneira a orientá-las durante todo o período gestacional, para que, com a aquisição de novos conhecimentos, sejam adotadas posturas que ressaltem os cuidados preventivos. A inclusão do profissional de saúde bucal é indispensável para desenvolver com excelência os serviços necessários, a fim de evitar instalações de doenças que irão gerar consequências tanto a mãe como ao bebê. As gestantes sofrem com a ausência de informações relacionadas a acompanhamento odontológico no seu período gestacional. Assim, estudos comprovam que a baixa adesão ao pré-natal monitorado por um cirurgião dentista é decorrente de fatores complicadores, sendo relacionados ao perfil socioeconômico, culturais e educacionais.

Palavras-chave: Gestação. Cuidado Pré-natal. Odontólogos.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Suelayne Martins et al. A importância do pré-natal e a assistência de enfermagem. Veredas FAVIP-Revista eletrônica de ciências, v. 3, n. 2, 2013.

BASTIANI, Cristiane et al. Conhecimento das gestantes sobre mudanças bucais e tratamento odontológico durante a gravidez. Odontologia Clínico-Científica (Online) , v. 9, n. 2, pág. 155-160, 2010.

BRASIL, M. S. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Área técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e puerpério: Atenção humanizada e qualificada. Manual Técnico. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006.

BOTELHO, Diana Larissa Leitão et al. Odontologia e gestação: a importância do pré-natal odontológico. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 18, n. 2, 2019.

CODATO, Lucimar Aparecida Britto et al . Atenção odontológica à gestante: papel dos profissionais de saúde. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 16, n. 4, p. 2297- 2301, Apr. 2011 . Available

from. access on 28 Apr. 2020.

DA SILVA, Cáren Coronel; SAVIAN, Cristiane Medianeira; PREVEDELLO, Bruna Pivetta; ZAMBERLAN, Cláudia; DALPIAN, Débora Martini; DOS SANTOS, Bianca Zimmermann. Acesso e utilização de serviços odontológicos por gestantes: revisão integrativa de literatura. Ciênc. saúde coletiva 25 (3), Mar. 2020.

DO CARMO, WEDER DIAS. A importância do pré-natal odontológico. Revista Cathedral, v. 2, n. 3, p. 145-156, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281