MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL DE PACIENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Isabela Antunes MAIA, Eliana dos Santos ANDRADE, Amanda Rocha MORTOZA, Ana Lúcia Roselino RIBEIRO

Resumo


Introdução: A saúde bucal representa a prática de manter os dentes e gengivas sadias, promovendo saúde e cuidado com a cavidade oral. No que tange a pacientes cegos, a educação em saúde bucal se torna ainda mais importante. Dessa forma, deve-se despertar o interesse do cego sobre a importância dos hábitos de higiene no cotidiano, pois eles podem superar dificuldades por meio de técnicas especialmente desenvolvidas para promover sua autonomia. Objetivo: Criar materiais lúdicos pedagógicos e tecnologia assistiva para servir de apoio à educação em saúde bucal de pacientes portadores de deficiência visual. Materiais e Métodos: Foram desenvolvidos materiais pedagógicos, como livro sensorial, manual em Braille, macromodelos anatômicos que simulam dentes sadios, com cárie e cálculo, e adaptadores para escovas dentais. Foram utilizadas ferramentas táteis, apropriadas, pois os deficientes visuais enxergam o mundo por meio do toque. Resultado: O manual em Braille foi impresso no Instituto de Cegos do Brasil Central em Uberaba-MG. Os demais materiais foram confeccionados e disponibilizados na clínica FACIT. Conclusão: Conclui-se que métodos educativos focando nessas didáticas de inclusão e ferramentas táteis são úteis para a educação e motivação de pacientes cegos e/ou com baixa visão.

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação em saúde bucal. Odontologia preventiva. Higiene bucal. Comunicação manual.


Texto completo:

PDF

Referências


Sá ED, Campos IM, Silva MBC. Atendimento educacional especializado: formação continuada a distância de professores para o atendimento educacional especializado. 1st ed. Brasília: Cromos; 2007.

Gil, M. Deficiência Visual. 1st ed. Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000.

Varellis MLB. O paciente com necessidades especiais na odontologia. 2nd ed. Santos: 2013

Santos, SC. Importância do lúdico no processo ensino aprendizagem. [Monografia de Especialização]. Santa Maria RS: Universidade de Santa Maria; 2010.

Brasil. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. – Brasília: CORDE, 2009. 138 p.

Ochoa MF. Livros sensoriais e sinestésicos: experimentando a arte através dos cinco sentidos e da falta deles. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2015.

Brasil. Decreto nº. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Diário Oficial da União 21 dez 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281