PROJETO DE EXTENSÃO CAFÉ CRIATIVO E O DESPERTAR DE CONSCIÊNCIA DO ACADÊMICO PARA O PERFIL DO PROFISSIONAL DO FUTURO

Alan Daniel Pereira da SILVA, Aline Alves COELHO, Amanda Rocha MORTOZA

Resumo


Introdução: A rápida evolução do planeta nos traz incertezas intrigantes sobre um futuro não muito distante e que, sem dúvida alguma, nos leva a uma profunda reflexão sobre como serão os dias de amanhã nas diferentes áreas da vida do ser humano, como por exemplo, a profissional. Observando o quadro evolutivo em que temos vivido, não é insanidade pensar que o perfil do profissional contemporâneo certamente não será mais válido, ou pelo menos não será o suficiente, no mercado de trabalho de um futuro muito próximo, seja na área jurídica, administrativa, saúde, etc. Objetivo: O artigo tem por objetivo relatar o projeto de extensão Café Criativo, destacando a importância do tipo de perfil profissional que possivelmente sobreviverá no mercado de trabalho em um futuro próximo, evidenciando habilidades indispensáveis para que isso aconteça. Material e método: o presente artigo trata-se de um relato de experiência sobre o projeto de extensão Café Criativo da Faculdade de Ciências do Tocantins-FACIT. Discussão: Projetos de extensão universitária contribuem para a formação do acadêmico e impactam positivamente na sua vida profissional, desenvolvendo um indivíduo mais consciente e apito para os desafios futuros. A extensão universitária também impacta na comunidade em geral. Conclusão: conclui-se que, para construir um modelo de profissional que permanecerá consolidado no mercado é importante o conhecimento técnico e teórico, mas também é indispensável que este profissional carregue em si habilidades pessoais que o farão destacar-se diante da concorrência e dos desafios nessa jornada, tais como: criatividade, inovação, gestão de tempo, capacidade de tomada de decisão, relacionamento interpessoal, etc.

Palavras-chave: Perfil. Profissional. Futuro. Mercado de Trabalho.


Texto completo:

PDF

Referências


Manoel J; Oda A. Pronunciamentos Contáveis aplicados aos negócios. p.29.São PauloSP.Trevisan Editora.2020.

Wechler, S.M. Criatividade na cultura brasileira: uma década de estudo. Rev portuguesa de psicologia: teoria, investigação e prática.2001. 6(1): 215-227.

Machado, D. D. P. N. Organizações inovadoras: estudo dos fatores que formam um ambiente inovador. Rev Innovation & Management Review,. 2007. 4(2): 05-28.

Bolwijn PT, Kumpe T. Manufatura na década de 1990 produtividade, flexibilidade e inovação. 1990. 23(4): 44-57.

Sousa GMLA. Gestão de projetos e processos: os processos de gestão do tempo. Tese de mestrado.Coimbra: Universidade de Coimbra, 2011.

Gelveke FL, Souza LA, Dal Sasso GM, Nascimento E, Bulb MBC. liderança em ambiente de cuidados críticos: reflexões e desafios à Enfermagem Brasileira. Rev Bras Enferm. 2009. 62(1): 136-9.

Lourenço MR, Trevizan MA. Líderes da enfermagem brasileira - sua visão sobre a temática da liderança e sua percepção a respeito da relação liderança & enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem. 2001; 9(3): 14-9.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281