ENTRE OS DIZERES DE ALUNOS E PROFESSORES DE LINGUAGEM DA ESCOLA ESTADUAL GENÉSIO GOMES NA PERSPECTIVA DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA

Adriana Alves SOUZA, Denyse Mota SILVA

Resumo


O presente trabalho visa a investigar e compreender as impressões e as dificuldades de aprendizagem com os relatos de alunos e professores de linguagem da Escola Estadual Genésio Gomes na concepção do ensino remoto ao longo da Pandemia do Covid-19. Aspirando alcançar tal objetivo, realizou-se um estudo à cerca das novas ferramentas de ensino remoto, estratégias pedagógicas e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem durante a suspensão das aulas presenciais, tendo como pressuposto o aprimoramento e a compreensão de todos os envolvidos nesse processo. A pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo, baseada em autores de renome como Cordeiro (2020), Guerreiro e Battini (2014), Kirchnes (2020), dentre outros. No alcance dos objetivos da pesquisa foram adotados os procedimentos da pesquisa exploratória com aplicação de dois questionários semiestruturados para professores e alunos, verificando os impasses, novos desafios educacionais e a descrição da rotina escolar quanto ao uso das tecnologias, hábitos de estudo, bem como as mídias utilizadas durante as aulas. Com isso, percebe-se a importância desses relatos na reflexão dos alunos e professores e de como se viram dentro desse novo processo educacional. Por fim, infere-se que o ensino remoto é uma possibilidade metodológica indispensável para a continuidade das atividades escolares e o professor de língua portuguesa apresenta desafios na sua atuação diante das tecnologias digitais de informação.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Educação Básica. Relatos de alunos e professores.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 03/set/2021.

CORDEIRO, K. M. A. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. Disponível em:

http://idaam.siteworks.com.br/jspui/bitstream/prefix/1157/1/O%20IMPACTO%20DA%20PANDEMIA%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20A%20UTILIZA%C3%87%C3%83O

GUERREIRO, Jackeline Rodrigues Gonçalves. BATTINI, Okçana. Novas Tecnologias na Educação Básica: Desafios ou possibilidades? Paraná: III Jornada de didática, Desafios para a docência e III Seminário de pesquisa do CEMAD, 29 a 31 de julho de 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. v. 35 São Paulo, 1995.

KIRCHNER, Ana Elice, Vivenciando os desafios da educação em tempos de pandemia, p.46, - Cruz Alta: editora Ilustração, Brasil 2020.

MARTINS, Junior, Joaquim. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

MEDEIROS, Amanda. Docência na socioeducação. Brasília: Universidade de Brasília, Campus Planaltina, 2014.

MORAN, J. M. Ensino híbrido na visão de José Manuel Moran. 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2021/01/educa%C3%A7%C3%A3o_h%C3 %ADbrida.pdf. Acesso em: 11 out. 2021


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281