SAÚDE BUCAL E PERFIL SOCIAL DE PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: UM ESTUDO NA APAE DE ARAGUAÍNA-TO

William Renato Gomes da SILVA, Lizandra Coimbra da Silva FELIPE, Adolfo da Silva MELO

Resumo


Introdução: Além das dificuldades diárias com cuidados, medicações e crises que fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas com deficiências, podemos inferir que esses pacientes podem apresentar dificuldades em relação à higiene oral e também nas consultas odontológicas. Considerando uma grande variação de deficiências e com os muitos cuidados diários voltados para os afetados, pais e/ou responsáveis podem vir a não dar a importância necessária, a saúde bucal de seus filhos. Objetivo: Analisar o quadro social e de saúde oral e pacientes deficientes que frequentam a APAE de Araguaína, Tocantins, assim como as deficiências mais presentes e medicações utilizadas. Métodos: Os dados foram coletados por meio de questionários, análises de prontuários odontológicos dos últimos 4 anos e dados dos matriculados, tornando-se possível uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa. Resultados: Observa-se a paralisia cerebral e o autismo como as condições mais frequentes. Uma grande parcela dos deficientes não frequenta a clínica odontológica da APAE e mesmo a adequação do meio bucal sendo o procedimento mais realizado, muitos destes pacientes já tiveram que passaram por extrações, e além das dificuldades diárias na criação dos afetados, o difícil acesso a medicamentos necessários também é enfatizada. Conclusão: A prevenção de doenças bucais depende dos responsáveis em levarem seus filhos ao dentista periodicamente. Os pais e/ou responsáveis relatam que mesmo recebendo benefício governamental, o mesmo não é suficiente para arcar com as despesas diárias do deficiente e muitos tendem a entrar com ações judiciais para liberação de medicamentos necessários.

Palavras-chave: Pacientes especiais. Condicionamento. Deficiência. Odontologia especial. Prevenção.


Texto completo:

PDF

Referências


Freire ALA. Saúde Bucal para Pacientes com Necessidades Especiais: Análise da Implementação de uma Experiência Local. [Tese de Doutorado]. Rio de Janeiro: Fundação Osvaldo Cruz- FIOCRUZ; 2011.

Brasil: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE. Censo Demográfico 2010. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; 2010.

Nasiloski KS, Silveira ER, César Neto JB, Schardosim LR. Avaliação das condições periodontais e de higiene bucal em escolares com transtornos neuropsicomotores. Rev.Odontol UNESP. 2015; 44(2): 103-07.

Resende VLS, Castilho LS, Viegas CMS, Soares MA. Atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais. In: 8º Encontro de Extensão da UFMG; 2005; Belo Horizonte: Anais do 8º Encontro da UFMG; 2005: 1-6.

Martinez TS, Faria SR, Carvalho ML. Educação em saúde vivência na APAE de Uberlândia. Rev. Ed. Popular. 2008; 7: 148-54.

Silva LCP, Cruz RA. Odontologia para pacientes com necessidades especiais. Protocolos para atendimentos clínicos. 1ª ed. São Paulo: Santos; 2009.

Santos JS, Chad MAB. Prevenção Bucal em Pacientes com Necessidades Especiais relativas à motricidade e deficiências cognitivas e comportamentais. [Monografia]. Pindamonhangaba-SP: FUNVIC Fundação Universitária Vida Cristã; 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281