ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DOS INDÍGENAS WARAO EM ARAGUAÍNA: OS CONFLITOS CULTURAIS

Ludimilla Teixeira FRANÇA, Sueli Marques FERRAZ

Resumo


A crise econômica e política na Venezuela provocou a migração dos povos Warao, grande parte deste povo imigrou para o Brasil. Diante desse cenário, eles encontram-se em um território novo, com cultura e costumes diferentes dos seus e, ainda, em situação de vulnerabilidade social, haja vista a falta de políticas públicas que incluam esses indivíduos na sociedade. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo investigar as condições de vida dos Waraos em Araguaína, compreendendo a dinâmica social desta população, conhecer as demandas psicossociais do referido povo. Este trabalho é relevante para o mundo acadêmico por possibilitar conhecer melhor a cultura e as demandas deste povo. As fontes de pesquisas utilizadas na construção deste trabalho foram documentos produzidos pelo Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas-NUAMAC. As analises foram realizada com enfoque, na abordagem psicológica sociohistórica seguindo o pensamento de Vigotski, levando em consideração a interação coletiva dos Waraos para compreender as demandas desta população e os sofrimentos psicológicos individuais, levando em consideração as suas dimensões sociais, cultural e individual. Além disso, analisamos a dinâmica migratória deste povo, suas culturas e identidades, condições psicológicas deles e como estão sobrevivendo em Araguaína o ambiente, o espaço e a cultura são elementos constitutivos das funções psicológicas das pessoas, e a mudança de espaço e os conflitos culturais podem interferir e causar sofrimento psicológico nesta população.

Palavras-chave: Warao. Cultura. Identidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Guilherme. MPF: Ação civil pública busca promover a defesa de direitos do povo Warao em Araguaína. Brasilia. Observatório dos direitos e politicas indigenistas. 2021.

BRASIL. PORTARIA Nº 2.759, DE 25 DE OUTUBRO DE 2007. Estabelece diretrizes gerais para a Política de Atenção Integral à Saúde Mental das Populações Indígenas e cria o Comitê Gestor. Brasilia. Ministério da Saúde. 2007.

BORGES, João. Venezuela teve inflação oficial de 130,060% em 2018. SP. Disponivél em:

Acessado em 01/10/2021.

CARVALHO, Carolina Freire de Carvalho de. LIMA, Paula Márica de. A Psicoterapia Socio-Histórica. São Paulo. Revista Psicologia e Profissão, 2012. Disponível em: acessado em 25/11/2021.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Os Involuntários da Pátria. Belo Horizonte. Caderno de Leitura 65. 2016. COELHO. Thales Cavalcanti. CHAER, Pablo Mendonça. SANTOS, Cecilia Amalia Cunha. NUAMAC. Ação Civil Pública Cível Com Pedido de Tutela de Urgência, de Natureza Antecipada. Documento nº 1001804-81.2021.4.01.4301Tocantins. Justiça Federal, 2021.

COELHO, Luana. PISONI, Silene. Vygotsky: sua teoria e a influência na educação. Revista e Ped – Facos/CNE Vol . 2 – N º 1-/ 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281