PRESCRIÇÃO MEDICAMENTOSA CIRURGIÃO DENTISTA

Gislaine Pereira SILVA, Jailce Alves OLIVEIRA, Rufino José KLUG

Resumo


A prescrição medicamentosa é uma ordem escrita contendo orientação de uso para o paciente, sendo um documento legal onde tanto quem prescreve e dispensa a medicação possuem responsabilidade legal. O cirurgião-dentista tem o compromisso de inteirar-se dos fármacos que prescreve, tal como os efeitos do medicamento. A via de administração, o intervalo entre doses, bem como a duração do tratamento, evitando que o medicamento seja utilizado por tempo insuficiente ou demasiadamente longo podendo ser usada como instrumento legal em caso de uso indevido da prescrição pelo paciente. No âmbito atual da promoção do uso adequado de medicamentos é pertinente analisar conhecimento, percepção e pratica sobre os fármacos do cirurgião dentista, diante disso o presente artigo teve como objetivo realizar uma análise por meio de uma pesquisa com cirurgiões dentistas e farmacêuticos, podendo observado nível de entendimento sobre o uso e suas corretas orientações medicamentosas, onde de acordo com os participantes da pesquisa não há deficiência no conhecimento sobre os aspectos clínicos, éticos e legais que esteja relacionada à prescrição medicamentosa.

Palavra Chave: Odontologia. Prescrição Medicamentosa. Cirurgião Dentista.


Texto completo:

PDF

Referências


Chiari APG. Prescrição de medicamentos em odontologia: fontes de informação. [Monografia de Especialização]. Belohorizonte: Faculdade de Farmácia da UFMG; 1999.

World Health Organization (WHO). Teacher’s Guide to good prescribing. Essential drugs and medicine policy. Geneva: World Health Organization; 2001.

Cardozo HF, Calvielli ITP. Consideraçőes sobre as receitas odontológicas. Odontól Mod 1988; 15:20-3

Andrade ED, Groppo FC. Normas de receituário. In: Andrade ED. Terapêutica Medicamentosa em Odontologia, 2ª Ed. São Paulo: Artes Medicas; 2006. P.109-115.

BRASIL. Conselho Federal de Farmácia. Resolução nº 357 de 20 de abril de 2001. Aprova o regulamento técnico das Boas Práticas de Farmácia. Diário Oficial da União, Brasília, 21 abr. 2001.

ANDRADE, E. D. Terapêutica medicamentosa em odontologia. 2 ed. São Paulo: Artes Médicas Divisão Odontologia, 2006.

WANNMACHER, L.; FERREIRA, M.B.C. Farmacologia Clínica para dentistas. 3 Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281