VANDALISMO NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E ESTRATÉGIAS PARA O ENFRENTAMENTO DESTA REALIDADE

Clareana Maria Guimarães FRANCO

Resumo


O presente visa a analisar artigos que refletem a realidade do vandalismo na escola, considerar situações características de comportamento humano educacional, verificando as políticas públicas e movimentos voltados à eliminação do vandalismo, ajustando como promover a racionalização dos recursos públicos disponíveis em municípios, bem como observar dentro da gestão municipal o envolvimento com a escola. Estudar as políticas públicas constantes promovidas para o enfrentamento ao problema aqui tratado de vandalismo na escola. Fazer apontamento sobre o conhecimento dos gestores escolares diante das estratégias de sensibilização para o enfrentamento do vandalismo, bem como alimentar a interação escola-aluno-família, em busca deste desenvolvimento e conhecimento educativo. Para isso, utilizamos as teorias de Astor & Meyer (2001), Braga Osmar Rufino, Oliari, Michaela Cordeiro, Teixeira, Sávio Augusto Carvalho (2021), dados produzidos por Nunes Jéssyca Cristina Ferreira (2016), entre outros, procurando fazer um diálogo crítico entre os estudos dos autores dispostos a fim de verificar formas de bom funcionamento de programas nas escolas, e informar a importância do patrimônio público, da boa convivência educacional, as consequências do vandalismo no âmbito moral, administrativo e jurídico.

Palavras-chave: Vandalismo. Escola. Município. Educação. Aluno. Patrimônio Público.


Texto completo:

PDF

Referências


LOKOMY, ANA MARIA, Teorias da aprendizagem, 2 ed. rev e atual.-Curitiba: Ibpex, 2008.

DEBARBIEUX, ERIC e BLAYA CATHERINE, Violência nas escolas e Políticas

Públicas. Unesco. 268p, Brasília: 2002.

NUNES JÉSSYCA CRISTINA FERREIRA, Vandalismo na Escola e Atitudes Frente à Aprendizagem, UFPB, João Pessoa, 2016.

OSMAR RUFINO, OLIARI, MICHAELA CORDEIRO, TEIXEIRA, SÁVIO AUGUSTO CARVALHO, Gestão, Violência e Vandalismo Escolar: Uma Análise dos tipos, problemas e estratégias de enfrentamento, Revista Ibero-Americana de Humanidade, Ciências e Educação. São Paulo, v. 7.n.6. 2021.

DE ASSIS, Simone Gonçalves; MARRIEL, Nelson de Souza Motta. 2. Reflexões sobre Violência e suas Manifestações na Escola. Impactos da violência na escola: um diálogo com professores, 2010.

SPOSITO, M. P.A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesquisa, p.60, 1998.

ROSA, A. J. J. Violência no ambiente escolar: refletindo sobre as consequências para o processo ensino aprendizagem. Gepiadde. v. 8, n. 4, 2010.

SENOS, J.; DINIZ, T. Autoestima, resultados escolares e indisciplina. Estudo exploratório numa amostra de adolescentes. Análise Psicológica. v. 2, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281