ONLINE DISPUTE RESOLUTION: A TECNOLOGIA COMO FORMA DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Ellâine SANTOS, Pedro Henrique Cabral FEITOSA, Maicon Rodrigo TAUCHERT, Rafael Xavier de SOUZA, Márcio Adriano CABRAL, Bruna de PAULA

Resumo


RESUMO: Os conflitos fazem parte da vida cotidiana, mas muitos desses não são resolvidos em tempo hábil, e nem satisfaz as partes litigantes. Em decorrência disso, surgiram formas de resoluções de conflitos, todas essas baseadas na satisfação das partes na lide, e também na economia processual. A on-line dispute resolution (negociação online, a mediação on-line e a arbitragem online.), surge como alternativa de resolução de conflitos. A on-line dispute resolution, são mecanismos tecnológicos que interligam as partes de um processo para se chegar a um acordo com o menor descontentamento possível das partes. É importante lembrar que a pessoa intermediária (árbitro, conciliador ou mediador) precisa ser imparcial e usar muito da empatia, “rapport”, para se conectar bem com as pessoas.

Palavras-chave: conflitos; lides; on-line dispute resolution; partes e empatia.


Texto completo:

PDF

Referências


BARROCAS. Carolina; FERREIRA. Daniel. Online Dispute Resolution como forma de solução de conflitos em tempos de pandemia no Brasil e Canadá: habilidades e competências dos profissionais. Disponível em: https://www.direitoprofissional.com/odrem-tempos-de-pandemia-no-brasil-e-canada/. Acesso em: 16 de Nov. de 2020.

AMORIM. Fernando; RODRIGUES. Ricardo. A resolução online de litígios (ODR) na Administração pública: o uso da tecnologia como estímulo à transparência. Disponível em:https://revistades.jur.pucrio.br/index.php/revistades/article/download/799/550. Acesso em: 20 de Nov. De 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281