LÍNGUA E IDENTIDADE APINAYÉ: DIÁLOGOS SOCIO E ETNOLINGUÍSTICOS

Severina Alves de Almeida Sissi, Francisco Edviges ALBUQUERQUE, Denyse Mota SILVA, Simara Sousa MUNIZ

Resumo


A pesquisa está circunscrita na esfera de Linguística. Considerando seu foco de análise, insere-se na vertente da (Socio)Linguística, pois o enfoque está na relação entre língua e sociedade. O intuito é entender como determinada comunidade estabelece redes e teias de comunicações linguísticas. Expande-se par a Etnolinguística, estudando a relação entre Língua e Cultura. Com efeito, um desafio enfrentado pelos indígenas brasileiros atualmente, é implementar uma educação intercultural, onde as línguas e culturas envolvidas sejam apreciadas no currículo escolar, fortalecendo a identidade étnica e linguística. O referencial teórico abrange Os Apinayé (ALBUQUERQUE, 1999, 2007); Etnografia (ERICKSON, 1988;); Sociolinguística (CALVET, 2009; BORTONIRICARDO, 2014); Etnolinguística (ARAGÃO, 1999); Língua e Identidade (RAJAGOPALAN, 2003), autores que situam língua, Linguística, Sociolinguística e Etnolinguística num mesmo arcabouço epistemológico, expresso na concepção do "social e culturalmente construído", fornecendo uma visão na qual a "função social" e a “Cultura” concedem "forma" aos modos como traços linguísticos imbricam-se na realidade das comunidades de fala. Os resultados revelam o perfil sociolinguístico dos indígenas, numa configuração onde língua e cultura estabelecem um liame que se ratifica no social, perpassando cada uma dessas categorias. Enquanto a Sociolinguística trata da situação de uso da língua no contexto social indígena Apinayé, a Etnolinguística se ocupa dos aspectos recorrentes entre a língua falada, a sociedade onde se situa e a cultura que daí emana, construindo e constituindo diálogos e identidades.

Palavras-chave: Língua e Identidade. Apinayé. Etnografia. Sociolinguística. Etnolinguística.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Contato dos Apinayé de Riachinho e Bonito com o Português: Aspectos da Situação Sociolinguística. Dissertação de Mestrado. UFG - Universidade Federal de Goiás. Goiânia: 1999.

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Contribuição da Fonologia ao Processo de

Educação Indígena Apinayé. Tese de Doutorado. UFF – Universidade Federal Fluminense. Niterói: 2007.

ALKMIN, Tania Maria. Sociolinguística: parte I. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 3.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2003, p.21-47.

ALMEIDA, Severina Aves de. A Educação Escolar Apinayé de São José e Mariazinha: um estudo sociolinguístico. Goiânia: Ed. PUC Goiás, 2012.

ALMEIDA, Severina Alves de. Etnossociolinguística e Letramentos: Contribuições para um Currículo Bilíngue e Intercultural Indígena Apinayé / Brasília, 2015. 358 p.

ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de. Falares Nordestinos: Aspectos Socioculturais. 1999. Disponível: periodicos.ufpb.br. Acesso: 04-set-2015. 13:29h.

BELL, Allan. The Guidebook to Sociolinguístics. Oxford, Wiley Blackwell. 2014. 367p.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola Editora, 2005.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Manual de Sociolinguística. São Paulo: Editora Contexto, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281