PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA 19 DE ABRIL

Renato YAHÉ KRAHÔ, Francisco Edviges ALBUQUERQUE, Marcilene de Assis Alves ARAUJO

Resumo


Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na Aldeia Manoel Alves Pequeno, cujo objetivo é refletir sobre as práticas educativas empregadas pela Escola Indígena 19 de Abril, no processo de ensino e aprendizagem, visando a apresentar uma proposta do Projeto Político Pedagógico para essa escola. Trata-se de um estudo de caso, tendo como base bibliográfica referências fundamentais, tais como: Albuquerque (1999, 2007, 2011, 2012, 2013), Abreu (2012), Araujo (2015) Henriques, Gesteira, Grillo e Chamusca (2007), Melatti (1967, 1972, 1973, 1978 e 1993), Mori (2001), Ribeiro (1995), Rodrigues (1986) e Urquiza ( 2010). Para alcançarmos o propósito da elaboração do Projeto Político Pedagógico da referida escola, aplicamos pesquisa do tipo etnográfico, na perspectiva da abordagem qualitativa. Como metodologia para obtenção dos dados, diversos tipos foram essenciais, sendo elas, a observação participante, diário de campo e conversas espontâneas para que a partir das relações intragrupais e socioculturais do cotidiano de uma Escola Indígena Krahô, fosse possível munir de conhecimentos e vivências do povo Krahô para dar as bases socioculturais necessárias para a inserção da proposta do Projeto Político Pedagógico a ser implementado na educação indígena Krahô, que leve em consideração uma proposta para estrutura curricular indígena Krahô, além das áreas: Ciências da Linguagem, Ciências da Natureza, Ciências da Cultura. Os resultados evidenciam que a interação dos diferentes saberes tradicionais é favorável ao processo de implantação do projeto, uma vez que a Escola Estadual Indígena 19 de Abril tem estabelecido com desenvoltura as articulações entre os Saberes Tradicionais Krahô e os Saberes Escolares, desenvolvendo atividades que contemplam esses conhecimentos, por mais que as burocracias do sistema educacional não indígena sejam uma constante no cotidiano escolar, essa comunidade busca desenvolver um trabalho diferenciado atendendo os preceitos da Constituição Federal de 1988. Nesse sentido, evidenciamos que a efetivação de uma educação escolar indígena bilíngue, intercultural, específica e diferenciada é fator preponderante para a construção de seus próprios processos de ensino e aprendizagem, fortalecendo uma política linguística própria, adotada pela comunidade Krahô com relação ao ensino na escola da aldeia desse povo.

Palavras-Chave: Educação Indígena Krahô. Educação Escolar Indígena. Transdisciplinaridade. Projeto Político Pedagógico.


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Marta Virginia de Araújo Batista. Situação sociolinguística dos Krahô de Manoel Alves e Pedra Branca: uma contribuição para educação escolar. Araguaína, 2012. Dissertação deMestrado. UFT -Universidade Federal do Tocantins. 2012.

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Índios do Tocantins: aspectos históricos e culturais. IN: Ensino de história e formação continuada: teorias, metodologias e práticas/Norma Lúcia da Silva, Martha Victor Vieira (org.). Goiânia: ed. PUC –Goiás, 2013.

______.Educação Escolar Apinayé Bilíngue e Intercultural. IN: Ensino de língua e literatura – Reflexões e Perspectivas interdisciplinares. RAMOS, Dernival Venâncio; ANDRADE, Karylleila dos Santos & PINHO,Maria José de. (Orgs.) Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

______. Contato dos índios Apinayé de riachinho e Bonito Com o português: Aspectos da situação sociolinguística. (Dissertação de Mestrado) Orientadora: Silvia Lucia B. Braggio. Universidade Federal de Goiás- UFG, 1999.

______. Historia Krahô. Campinas, São Paulo: Pontes, 2014.

______. Contribuição da fonologia ao processo de educação indígena apinayé. Tese de doutorado apresentada à Coordenação dos Programas de Pós-Graduaçã em Letras da Universidade Federal Fluminense, mimeo, 2007.

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges (org) Arte e Cultura do Povo Krahô. Belo Horizonte: FALE, UFMG, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281