ASPECTOS FONÉTICOS DA LÍNGUA KARAJÁXAMBIOÁ: CONSIDERAÇÕES ACERCA DE SEGMENTOS VOCÁLICOS

Raquel Palmeira de OLIVEIRA KARAJÁ, Adriano Dias GOMES KARAJÁ, Francisco Edviges ALBUQUERQUE

Resumo


Essa pesquisa caracteriza a descrição dos aspectos fonéticos da língua Karajá-Xambioá, mas especificamente considerando os segmentos vocálicos. O povo Karajá-Xambioá, também conhecido como Karajá do Norte, é um povo que se encontra localizado a margem do Rio Araguaia com área demarcada de 3.326.3502 ha, no município de Santa Fé do Araguaia no estado do Tocantins. A reserva indígena é composta por quatro aldeias: Xambioá, Kurehê, Wari-Lyty e Hawa-Tymyra, com uma população estimada em 593 pessoas, segundo dados do DSEI-TO (2016). A língua Karajá, segundo Rodrigues (1986), pertence ao tronco linguístico Macro-Jê e a família linguística Karajá, possuindo em seu alfabeto 28 letras, sendo 14 consoantes e 10 vogais. Como metodologia de pesquisa foram realizadas visitas técnicas às aldeias Xambioá para obtenção de dados que compõe o corpus da pesquisa, além de alinhamento teórico com base em alguns autores como CAGLIARI (2007), SILVA CRISTÒFARO (2007), TORAL (1992), entre outros que sustentam a cientificidade da pesquisa. Como resultado preliminar tem descrições de segmentos vocálicos da língua Karajá-Xambioá, além de uma breve explanação acerca das realizações fonológicas existentes nessa língua. A pesquisa tem cunho qualitativo e etnográfico e é uma importante contribuição para a manutenção linguística do povo, e consequentemente permeia e assegura uma educação escolar indígena bilíngue e diferenciada.

Palavras-chave: Fonética. Karajá-Xambioá. Segmentos vocálicos.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Contribuição da Fonologia ao Processo de Educação Indígena Apinayé. 2007, pg. 255. Tese (Doutorado) UFF.

______. Aspecto da situação sociolinguística dos Apinayé de Riachinho e Bonito. In: SANTOS, Ludovico dos; PONTES, Ismael (orgs.). Línguas Jê: estudos vários. Londrina: Editora da UEL, 2002.

Aspectos Históricos e Culturais do Povo Karajá-Xambioá. Francisco Edviges Albuquerque e Adriano Dias Gomes Karajá (Orgs.) Campinas/SP: Pontes Editoras, 2016, 103 p.

ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed/ Bookman, 2009.

BALDUS, Herbert 1937. “Mitologia Karajá e Teren”, In Baldus, H. Ensaios

de Etnologia Brasileira. São Paulo, Brasiliana.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: 1988. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2005.

______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Indígena. Brasília: MEC/SEF, 2002.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & linguística. São Paulo: Scipione, 2003.

______. Análise fonológica: introdução à teoria e à prática, com especial destaque ao modelo fonêmico. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

CRISTÓFARO SILVA, Thais. Fonética e Fonologia do português: roteiro de estudos e guia de pesquisa. 11 ed. São Pauloa: Contexto 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281