POESIA INDÍGENA DO TOCANTINS: ASPECTOS CULTURAIS

Raimunda Silva NUNES, Eliane Cristina TESTA

Resumo


Este artigo surge a partir da disciplina “Tópicos em Literatura de Língua Portuguesa e Ensino: poesia (60h/a)”, ministrada pela professora Doutora Eliane Cristina Testa, no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura – PPGL/UFT – TO, em que se propôs um trabalho mobilizado de teoria e de prática com o texto poético. O foco do artigo é discutir aspectos socioculturais do povo Xerente e Karajá, bem como analisar os poemas produzidos pelos alunos indígenas vinculados ao referido Programa de Pós-graduação stricto-sensu participantes na disciplina. Metodologicamente, é um estudo qualitativo de viés bibliográfico e etonográfico. Como fundamentação teórica adotamos os seguintes autores: Albuquerque e Karajá (2016), Xerente e Albuquerque (2020) Graúna (2012, 2013), Baniwa (2016), Cesarino (2018), Geraldim (2002), Conh (2001), Kambeba (2018), Jehupé (2018), dentre outros autores que tratam da temática em questão. Apontamos como alguns resultados, mas sem pretensões de esgotar as possíveis leituras poéticas, que os poemas analisados implicam diferentes contextos socioculturais de pertencimentos, de reconhecimento de identidades e de subjetividades diversas. Assim, os poemas desvelam o mundo indígena desde a questão da territorialidade até às expressões mais profundas dos sentimentos, tal qual o amor e suas várias facetas.

Palavras-chave: Literatura indígena. Poesia indígena. Povo Xerente. Povo Karajá.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; KARAJÁ, Adriano Dias Gomes. Aspectos Históricos e Culturais do Povo Karajá-Xambioá. Campinas – SP: Pontes Editores, 2016.

BAGNO, Marcos. Dicionário Crítico de Sociolinguística. 1. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

BANIWA, Luciano, Gersen dos Santos. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília. Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e diversidade. LACED – Museu Nacional, 2006.

BARBOSA, Cleide Araújo. História e Cultura dos Povos Indígenas. Disponível em: https://seduc.to.gov.br/programas-e-projetos/programa-vamos-ler/povos-indigenas-dotocantins/ Acesso em 22 de dezembro de 2020.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Escolas Indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1988.

BERLO, David K. O processo de comunicação: Introdução à teoria e à prática. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 2000. Coleção Primeiros Passos.

BRITO, Tarcilla Couto de; FILHO, Sinval Martins de; CÂNDIDO, Gláucia Vieira. O avesso do direito à literatura: por uma definição de literatura indígena. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/elbc/n53/2316-4018-elbc-53-177.pdf. Acesso e, 22 de dezembro de 2020.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura: O esquema de machado de Assis. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281