O DISCURSO DA MULHER INDÍGENA NA REDE SOCIAL INSTAGRAM: PROTAGONISMO E MILITÂNCIA

Nara Rúbia Santos RABELO, Alita Carvalho Miranda PARAGUASSÚ, Nunes Xavier da SILVA

Resumo


Este trabalho tem como objetivo estudar o discurso produzido por mulheres indígenas, publicado na rede social Instagram, para evidenciar o protagonismo feminino construído por meio de uma rede digital de militância indígena. Os enunciados selecionados para o estudo discursivo foram produzidos pelas ativistas indígenas influenciadoras digitais: Sônia Guajajara, Célia Xakriabá e Watatakalu Yawalapiti, em um momento histórico em que houve um grande retrocesso no cumprimento de políticas públicas para indígenas, promovido pelo governo do presidente Jair Messias Bolsonaro, eleito no ano de 2018. O estudo dos enunciados produzidos pelas indígenas e publicados por meio do Instagram foi realizado através de uma pesquisa netnográfica. A netnografia é o ramo da etnografia que analisa o comportamento de indivíduos e grupos sociais na Internet e a dinâmica desses grupos no ambiente on-line e off-line. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a coleta de enunciados publicados pelas indígenas para a análise discursiva em Foucault, o qual desenvolveu dentro do campo de estudo da Análise do Discurso de linha francesa teorias sobre as relações estabelecidas entre sujeito, saber e o poder para a formação de enunciados, e os enunciados produzidos por meio dessa relação formam diferentes discursos. Os enunciados transcritos neste trabalho estão disponíveis em formato de texto e vídeo, nos perfis pessoais no Instagram das indígenas influenciadoras digitais selecionadas para compor o corpus desta pesquisa. Este artigo, portanto, analisa os enunciados de resistência produzidos por mulheres indígenas, para estudar o discurso e o protagonismo feminino indígena no enfrentamento às violências que afetam o bem-estar de suas comunidades.

Palavras-chave: Discurso feminino indígena. Instagram. Análise do Discurso. Michel Foucault.


Texto completo:

PDF

Referências


APIB lança campanha “Sangue Indígena: nenhuma gota a mais”. Conselho Indigenista Missionário, 2019. Disponível em: https://cimi.org.br/2019/01/apib-lanca-campanhasangueindigena-nenhuma-gota-a-mais/. Acesso em: 01, jul. 2021.

Brasil. Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, 2012. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 03, jul. 2021.

BRASIL. Lei 6.001, de 19 de dezembro de 1973. Dispõe sobre o Estatuto do Índio. Brasília, 1973. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6001.htm. Acesso em: 03, jul. 2021.

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. 1ª edição. Tradução lngrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CHIARA, Ivone Di, et al. Normas de documentação aplicadas à área de Saúde. Rio de Janeiro: Editora E-papers, 2008.

DREYFUS, Hubert L.; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Trad. Vera Portocarreno e Gilda Gomes Carneiro. 2ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7ª edição. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade 1: a vontade de saber. 13ª edição. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de janeiro: Graal, 1988.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281