DIFICULDADES DOS POVOS INDÍGENAS PARA O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Leonardo Sampaio Baleeiro SANTANA, Francisco Edviges ALBUQUERQUE

Resumo


No Brasil, dada a tanta diversidade cultural, percebemos através dos meios de comunicação dificuldades variadas quanto à introdução de povos índigenas a escolarização, e, por conseguinte, ao ensino superior. Desde a chegada dos colonizadores portugueses às terras tupiniquins, os povos indígenas são marginalizados e relegados a um segundo plano, envolvendo, dentre outros aspectos, a educação oferecida pelos jesuítas com fins religiosos que foi concebida como o primeiro contato destes povos com a educação formal. Passados alguns séculos da colonização, os indígenas continuam sofrendo com uma exclusão generalizada no âmbito educacional, envolvendo tanto a educação básica quanto o ensino superior (SIMAS, 2010). Dentro desse contexto, o presente estudo busca analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas em relação ao ensino superior, envolvendo não apenas o acesso, mas também sua permanência nas instituições de ensino superior brasileiras. Nesse sentido, busca-se propor ações de otimização para combater tais dificuldades, associadas, sobretudo, aos índices de evasão e de desistência dos indígenas no ensino superior. Com base nos resultados alcançados perante o desenvolvimento do presente artigo científico, verificou-se que as ações afirmativas e políticas públicas voltadas para a inclusão dos indígenas no ensino superior dão mais ênfase para o acesso de tais indivíduos nas IES, porém sem contemplar possibilidades plenas de permanência, desconsiderando-se, entre outros, os aspectos socioeconômicos vivenciados pelos povos indígenas brasileiros.

Palavras-chave: Povos Indígenas. Inclusão Educacional. Acesso e Permanência no Ensino Superior. Políticas Públicas


Texto completo:

PDF

Referências


ARNAIS, M. A. O; BERNARDIN, D. Acessibilidade e pesquisa acadêmica: Desafios do aluno com deficiência visual no Ensino Superior. Anais do I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência – SEDPcD/Diversitas/USP Legal – São Paulo, junho/2013

BARTH, F. Grupos étnicos e fronteiras. A organização social da diferença

cultural . Boston, Little, Brown and Company, 1969.

CANDIDO, A. Letras e ideias no Brasil Colonial. In: HOLANDA, Sergio Buarque de. História geral da civilização brasileira. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993. v.2, t.

CERVO, A.L; BERVIAN, P. A. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978.

ESTÁCIO, M. A. A Presença Indígena no Ensino Superior: A Experiência da Universidade do Estado do Amazonas. XXVIII Simpósio Nacional de História, Florianópolis, 27-31 jul. 2015.

FERNANDES, M. J. P. Educação superior indígena no Brasil: releituras e

perspectivas. Revista Lusófona de Educação, 31, 85-98, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281