CONTRIBUIÇÕES DOS ASPECTOS SOCIOHISTÓRICOS E CULTURAIS DO POVO KARAJÁ-XAMBIOÁ PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Edvan GUARANY SILVA, Francisco Edviges ALBUQUERQUE, Severina Alves de ALMEIDA Sissi

Resumo


Este artigo enfoca os aldeamentos do povo Inỹ, em especial ao povo Karajá – Xambioá indígena brasileiro, e tem como objetivo descrever e discutir a construção da identidade cultural e social desse povo. O foco central de análise é o processo histórico e cultural deste povo, que inclui todos os modos de vida de hoje que permeia a sociedade circundante das cidades vizinhas e toda a sociedade não indígena. Os registros foram coletados dentro da perspectiva etnográfica (ERCKSON, 1989), a partir da elaboração de diários de campo e entrevistas. A análise os transformou em dados que visaram a suas confirmações ou contestações. Inicialmente é apresentado a História de contato dos Karajá-Xambioá, bem como as outras culturas envolvidas no contexto social desse povo, e como a construção da identidade se redesenha dentro de um contexto global. Em seguida a Educação Escolar Indígena é entendida a partir de uma análise da construção dos projetos educacionais. A aula de língua indígena é caracterizada em termos de abordagem de ensino. No decorrer da análise, alguns conceitos básicos como: educação bilíngue, identidade e cultura também foram discutidos. O ponto central da dissertação é a discussão do Processo Histórico e Cultural do Povo Karajá-Xambioá. Como expectativa, este trabalho almeja provocar o aprofundamento de novas questões em foco, buscando preencher uma lacuna existente em termos de diagnósticos precisos que sirvam de base teórica para viabilizar planejamentos coerentes com a realidade cultural e os anseios, neste caso, dos KarajáXambioá.

Palavras-chave: Cultura. Educação. Identidade.


Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Wanda Maria Junqueira & BOCK, Ana Mercês Bahia. Apreensão dos sentidos: a busca do método. IN: Questões de método e de linguagem na formação docente. Maria Cecília Camargo Magalhães, Sueli Salles Fidalgo, (organizadoras). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed/ Bookman, 2009.

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Índios do Tocantins: aspectos históricos e culturais. IN: Ensino de história e formação continuada: teorias, metodologias e práticas/Norma Lúcia da Silva, Martha Victor Vieira (org.). Goiânia: ed. PUC – Goiás, 2013.

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges & KARAJA, Adriano Dias Gomes. Aspectos Históricos e Culturais do Povo Karajá – Xambioá. 2016.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 18ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012.

BARROS. M.C.D.M. Educação Bilíngue, Linguístico e Missionário Em Aberto, ano 14, nº 63, Brasília 1994.

BHABHA, Homi, Introdução (Locais da Cultura), Capítulo III (A outra Questão). Belo Horizonte: Ed. UFMG. 1998.

BERGAMASHI, Maria Aparecida & DALLAS ZEN, Maria Isabel Habekost & FREITAS XAVIER, Maria Luisa Merino de. Povos Indígenas e Educação. UFRS. Rio Grande so Sul. 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281