O SOFRIMENTO DO POVO A’UWEXAVANTE NA PANDEMIA DA COVID-19

Dorany Mendes ROSA, Amone Inacia ALVES

Resumo


Esse artigo é fruto de uma pesquisa de iniciação científica, cujo objetivo foi mensurar as publicações sobre educação indígena do período de 2020-2022, aproximando a discussão para a temática em questão. Nesse texto, buscamos compreender sobre o sofrimento causado ao povo originário indígenas Xavante durante o ano de 2020 em decorrência da pandemia da COVID-19 pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Encarada como um dos maiores desafios sanitários do século e com proporções globais, com alta disseminação e severa mortalidade principalmente às populações mais vulneráveis. É a partir de conceitos como o sofrimento na perspectiva da psicanálise, vulnerabilidade no âmbito da saúde, que o presente artigo se posiciona. Nosso lugar de fala é de não indígena, inseridas num contexto universitário de convívio constante com indígenas, mais especificamente indígenas Xavante e seus familiares. As incertezas sobre o vírus, associada às restrições de mobilidade, e a falta de proximidade afetiva, pôde levar a população a um sofrimento nunca antes experimentado neste século. Os indígenas foram acometidos pelo vírus de forma brutal, sem recursos para recorrer à saúde de qualidade, tomados por medos, numa condição de descaso e desmonte dos órgãos oficiais, além de conflitos por territorialidade, devido a sua diversidade fundiária e a luta por reconhecimento de suas terras. Discutimos quais as tensões desta situação social e que reflexões podem ser feitas em defesa da preservação destes povos, de sua cultura, ancestralidade, territórios e vida.

Palavras-chave: Indígenas. Pandemia. Sofrimento.


Texto completo:

PDF

Referências


AMAZÔNIA, 2020. Mães Yanomami imploram pelos corpos de seus bebês. Disponível em:https://amazonia.org.br/2020/06/maes-yanomami-imploram-pelos-corpos-de-seus-bebes/APIB, 2020. Relatório Nossa Luta é pela Vida. Disponível em:

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL, AGÊNCIA. Fogo já destruiu 3,461 milhões de hectares do Pantanal. Número de focos

de calor em todo o bioma é o maior desde 1998. Disponível em:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-10/fogo-ja-destruiu-3461-milhoes-dehectares-do-pantanal

BRASIL, AGÊNCIA. OMS: indígenas estão particularmente em risco por causa da covid-19.

Para a organização, risco deve-se às condições de vida precárias. Disponível em:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2020-07/oms-indigenas-estaoparticularmente-em-risco-por-causa-da-covid-19

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Antropologia do Brasil: mito, história, etnicidade. São

Paulo: Brasiliense; Universidade de São Paulo, 1986.

______. História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

CASSEL, J., 1974. An epidemiological perspective of psychosocial factors in disease etiology. American Journal of Medicine, 64:1040-1043. Disponível

em

DUNKER, Christian Ingo Lenz.. Mal-estar, sofrimento e sintoma: uma psicopatologia do Brasil entre muros. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2015.

FREUD, S. (1996). O mal-estar na civilização. In S. Freud. Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud (vol. 21). Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1930).

FREUD, S. 1912-1914. Totem e tabu. In Obras completas, volume 11: Totem e tabu, Contribuição à história do movimento psicanalítico e outros textos (1912-1914). São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1913).

GIACCARIA, Bartolomeu e HEIDE, Adalberto. Xavante (A’uwe uptabi: Povo Autêntico) São Paulo, Ed. Salesiana Dom Bosco, 1984, p. 318.

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Cia das Letras, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281