A SITUAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DOS INDÍGENAS KARAJÁ-XAMBIOÁ: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Adriano Dias GOMES KARAJÁ, Francisco Edviges ALBUQUERQUE, Severina Alves de ALMEIDA Sissi

Resumo


O objetivo principal deste trabalho é propor um estudo sobre a situação sociolinguística do Povo Karajá-Xambioá com uma contribuição para educação escolar indígena. Os Karajá-Xambioá são classificados, segundo Rodrigues (1986), como pertencentes ao tronco linguístico Macro-Jê, e à
família linguística Karajá, é falante do inỹ rỹbè (língua karajá), estão localizados na margem direita do Rio Araguaia no município tocantinense de Santa Fé do Araguaia. A descrição da situação sociolinguística do povo Karajá-Xambioá é feita considerando seus aspectos linguísticos, históricos e culturais, tendo como fonte de pesquisa um questionário proposto que evidencia a situação sociolinguística dos mesmos. Assim apresentaremos a descrição e análise dos dados sobre a atitude e o conhecimento do povo e a relação entre a língua materna e o português, esclarecendo quando, como, onde e por que esses falantes usam a língua indígena ou a portuguesa. Este tem uma abordagem teórica baseada em autores como: ALBURQUERQUE (2013); ALMEIDA (2011); COSTA (2012), etc. A proposta metodológica adotada na pesquisa ancora-se numa abordagem auto etnográfica, com aplicação de questionário, e é também qualitativa através de estudos bibliográficos e outros documentos produzidos a partir de programas e ações voltadas para a educação escolar indígena. Os resultados demostram que o povo Xambioá vem sofrendo uma perda de sua língua materna, apresentando resultados preocupantes em determinadas faixas etárias.


Palavras-chave: Sociolinguística. Educação Indígena. Povo Karajá-Xambioá.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Francisco Edviges & GOMES, Adriano Dias Karajá. Aspectos Históricos e Culturais do Povo Karajá – Xambioá. 2016.

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Índios do Tocantins: aspectos históricos e culturais. In: Silva Norma Lúcia da, Vieira, Martha Victor (Org). Ensino de História e Formação Continuada: Teorias, metodologias e práticas. Goiânia: Ed. Da PUC Goiás, 2013.

AMADO, Rosane de Sá; SOUZA, Lílian de Carvalho de. Notas sobre a fonologia da língua timbira. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – Revel. V. 4, n. 7, agosto de 2006.

ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BALDUS, Herbert 1937 – “Mitologia Karajá e Terena”, In Baldus, H. Ensaios de Etnologia Brasileira. São Paulo, Brasiliana.

BRAGGIO, Silvia Lucia Bigonjal. Proposta de formação de professores indígenas do Estado do Tocantins: projeto de educação indígena para o Tocantins.Palmas-TO: Secretaria de Educação e

Cultura do Estado do Tocantins. Gerência de Educação Indígena, 1997.

BRASIL. Câmara dos Deputados. 2017. Relatório Final CPI FUNAI e INCRA 2. Disponível em . (Acessado em 10 de julho de 2017).

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em:.

(Acessado em 7 de outubro de 2016).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281