EDUCAÇÃO BUCAL E O CONDICIONAMENTO DE PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA APAE DE ARAGUAÍNA- TO: UMA ANÁLISE DA HIGIENE ORAL EXERCIDA POR PAIS E RESPONSÁVEIS DE PCD’S.

William Renato Gomes da SILVA, Lauana Gomes DIAS, Lídia Maria Lourenço Costa BARBETTA, Lizandra Coimbra da Silva FELIPE, Adolfo da SILVA-MELO

Resumo


Introdução: A odontologia para pacientes com necessidades especiais traz consigo os desafios de realizar atendimentos e tratamentos odontológicos em pessoa com deficiências. O comportamento destes tipos de pacientes é mandatório na realização de quaisquer procedimentos odontológico assim como os saberes de pais e cuidadores acerca da higienização bucal que deve ser aplicada em seus filhos uma vez que em sua maioria, os deficientes não realizam suas próprias escovações. Objetivo: Neste sentido o presente trabalho busca trazer dados de pais e cuidadores de crianças, adolescentes e adultos deficientes que frequentam a APAE de Araguaína-To a respeito destes desafios. Materiais e métodos: Na busca de dados em campo, esta pesquisa se deu por realização de entrevistas aplicado através de questionário com enredo especifico aos pais e cuidadores em questão. Resultados: Os resultados trazem à tona a realidade da difícil colaboração destes pacientes mediante as consultas odontológicas onde uma relevante porcentagem mostra que grande parte destes pacientes necessita de contenção protetora para realização de procedimentos odontológicos. Pais e cuidadores são indagados em relação suas capacidades de exercer a higienização oral domiciliar na pessoa a ser cuidada. Conclusão: Contudo, podemos afirmar que a não colaboração pode estar atrelado ao descostume de idas ao dentista e isso estar ligado ao encorajamento de pais e cuidadores em levarem seus filhos a consultas odontológicas. Além disso, o cirurgião dentista é de suma importância para a orientação destes responsáveis, em exercer uma boa higiene oral e condicionamento adequado destes deficientes.

Palavras-chave: Pacientes especiais; saúde bucal; condicionamento; APAE; estabilização protetora.


Texto completo:

PDF

Referências


Jaccarino J. General treatment considerations for the patient with special needs. The dental assistant. 2009

Gullikson JS. Oral Fendings in Clildren With down`s Syndrome. ASDC J Dent Criaça. 1973; 40(4): 293-7.

Buss PM. Promoção e educação em saúde no âmbito da Escola de Governo em Saúde da Escola Nacional de saúde Pública. Cad. Saúde Pública.1999; 15(2): 177-185.

OMS (Organização Mundial da Saúde), 1986. Carta de ottawa. in: promoção da saúde e saúde pública (P.M. Buss, org.), pp. 158-162, Rio de Janeiro: ENSP

S U T H E R LA N D, R. W. & FULTON, M. J., 1992. Health promotion. in: health care in Canada (R. W. Sutherland & M. J. Fulton, ed.), pp. 161-181, Ottawa: CPHA.

Mantoan MTE. A educação especial no Brasil - da exclusão à inclusão escolar. Disponível em:

Souza SP, Silva A, Guaré RO, Santos MTBR. Qualidades de Vida do Cuidador e Saúde Bucal do Indivíduo com Necessidade Especial. Pesq. Bras. Odontoped Clin Integr. 2011; 11(2): 257-262.

Santos JS, Chad MAB. Prevenção Bucal em Pacientes com Necessidades Especiais relativas à motricidade e deficiências cognitivas e comportamentais. [Monografia]. Pindamonhangaba-SP: FUNVIC Fundação Universitária Vida Cristã; 2016.

Katz CRT. Abordagem psicológica do paciente autista durante o atendimento odontológico. Odontologia Clínico Científica. 2009; 8(2): 115-21.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281