INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NO TRABALHO VISANDO À PROMOÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR

Taihza Tavares REIS, Rita de Cássia Neponuceno LOPES, Juliane Marcelino dos SANTOS, Reobbe Aguiar PEREIRA, Adriana Keila DIAS, Glaucya Wanderley Santos MARKUS, Giullia Bianca Ferraciolli do Couto

Resumo


Na sociedade moderna, após muitas lutas históricas contra ambientes de trabalho hostis e desumanos, a qualidade do trabalho tem atraído cada vez mais atenção, uma série de ações realizadas para manter um ambiente saudável e harmonioso, contribuindo para a melhoria da qualidade profissional e do processo. A presente pesquisa tem como objetivo identificar na literatura estudos que apontam para a atuação do enfermeiro na enfermagem e no planejamento a promoção, prevenção e na recuperação da saúde do trabalhador. Esta é uma revisão da literatura de fevereiro de 2021 a outubro de 2021. Base de dados bibliográfica utilizada: SCIELO, Google Acadêmico e sites especializados sobre o assunto. Acredita-se que a atuação do profissional de enfermagem, ou melhor, dizer do enfermeiro é de suma importância para o crescimento e fortalecimento das organizações na atualidade, pois está intimamente relacionada à qualidade de vida dos trabalhadores. Nesse caso, é necessário buscar estratégias de prevenção que auxiliem na promoção da saúde do trabalhador e na prevenção de acidentes de trabalho. Palavras-chave: Saúde do trabalhador. Enfermagem. Prevenção.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, R. B.; SILVA, R. M.; FILHO, M. M. As dificuldades enfrentadas pelo

enfermeiro do trabalho na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Disponível em. Acesso em: 30 de maio de 2021.

ALMEIDA, R. M.; MENESES, L. M; Promoção da saúde ocupacional para redução dos índices de absenteísmo. Revista Ideias & Inovação. São Paulo. v 4. P 23-34. 2018.

ALVES, A. B. R.; ARRUDA, A. J. C. G.; CAVALCANTI, C. C.; SILVA, D. B. L.; SANTOS, B. M. P.; LIMA, D. S.; FELICIO, D. B. C. Análise da articulação entre saúde do trabalhador e a atenção básica. Revista cofen. Disponível em:

. Acesso em: 30 de maio de 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial [da]

República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 05 de outubro de 1988. Disponível em:

. Acesso em: 16 de maio de 2021.

BRASIL. Emenda constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019. Altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias. Diário

Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 de novembro de 2019. Disponível em:

. Acesso em: 05 de junho de 2021.

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços

correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 de setembro de 1990. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm>. Acesso em: 01 de maio de 2021.

BRASIL. Ministério da Economia. Projeto de saúde ocupacional do servidor começa a ser implantado. Disponível em: . Acesso em: 24 de maio 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde (CNS). Disponível em: . Acesso em: 24 de outubro de 2021.

CARMO, T. A.; MASSON, V. A.; TASSO, C. A. Assistência de enfermagem do trabalho: prevenção de doenças ocupacionais. Disponível em:

. Acesso em: 30 de maio de 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281