USO DE MEDICAMENTOS PSICOTRÓPICOS E ANSIOLÍTICOS NO MUNICÍPIO DE GUARAÍ-TO ANTES E DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19

Paula Caroline Jardim OLIVEIRA, Eliene Borges de JESUS, Adriana Keila DIAS, Reobbe Aguiar PEREIRA, Juliane Marcelino dos Santos SANTANA, Rogério Carvalho de FIGUEREDO, Luana Maria Lima FEITOSA

Resumo


Os medicamentos psicotrópicos e ansiolíticos são ferramentas eficazes para o tratamento de doenças psicológicas, que com a pandemia acabaram sendo intensificadas. Assim, o estudo tem como objetivo identificar se houve o aumento do uso de medicandos psicotrópicos e ansiolítico durante a pandemia em 2020 comparado ao ano de 2019. Tratase de uma pesquisa transversal, descritiva, retrospectivo, de caráter quali-quantitativo. O estudo é baseado em dados secundários, coletados a partir das informações disponíveis na farmácia básica do município de Guaraí - Tocantins. No Portal, os dados foram obtidos seguindo os passos: O ministério > Secretaria de vigilância em saúde > Vigilância de A a Z, medicamentos de uso de controle. Observa-se que apenas 20% teve um aumento significativo, enquanto 80% diminuíram, já com o efeito pandêmico. O presente estudo demonstrou que os ansiolíticos e psicotrópicos, que são medicamentos amplamente utilizados para tratamentos psicoterapêuticos, tem inúmeros benefícios desde que são utilizados e receitados pelo profissional adequado e fez se necessário estudos que evidencie os motivos pelos quais os usuários não procuraram os medicamentos durante a pandemia.

Palavras-chave: Isolamento social. Covid-19. Pandemia. Transtornos.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, M.F., ANDRADE, R.C.G., SANTOS, V. Prescrição de psicotrópicos: avaliação das informações contidas em receitas e notificações. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, v.4, p.40-45, 2004.

AQUINO, Estela M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 2020, v. 25.

BALEN, Eloise, et al. Interações medicamentosas potenciais entre medicamentos psicotrópicos dispensados. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. 2017, v. 66.

BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos, et al., Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, 2020, v. 25.

CIRILO, S. S. V.; et al. Necessidade de assistência psicossocial em tempos de pandemia causada pelo novo Coronavírus: um olhar atento aos pacientes oncológicos e aos profissionais da área da oncologia. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 66, n. Tema Atual, p. e-1071, 23 jun. 2020.

DUARTE, Michael de Quadros, et al. COVID-19 e os impactos na saúde mental: UMA amostra do Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 2020, v. 25, n. 9.

ENUMO, Sônia Regina Fiorim, et al. Enfrentando o estresse em tempos de pandemia: proposição de uma cartilha. Estudos de Psicologia Campinas. 2020, v. 37.

FARO, André, et al. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia Campinas, 2020, v. 37.

JÚNIOR, F. Do clínico geral ao psiquiatra: fronteira ética entre atenção primária e serviços de psiquiatria. Revista Bioética, v.10, p.1727-1731, 2009.

LUCAS, A.C.S., PARENTE, R.C.P., PICANÇO, N.S., CONCEIÇÃO, D.A., COSTA, K.R.C., MAGALHÃES, I.R.S. Uso de psicotrópicos entre universitários da área de saúde da Universidade Federal do Amazonas, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v.22, n.3,

MAIA, Berta Rodrigues; DIAS, Paulo César. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia Campinas. 2020, v. 37.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281