A PAISAGEM DE ARAGUAÍNA E A DINÂMICA DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Sueli Marques FERRAZ, Airton SIEBEN

Resumo


Este artigo faz parte da pesquisa de mestrado sobre as pessoas em situação de rua-PSR em Araguaina-To. Nosso foco neste trabalho é debater sobre a paisagem de Araguaína e para quem ela esta sendo construída. O objetivo deste trabalho é compreender as perspectivas das PSR sobre as transformações na paisagem, como também conhecer como esta população esta inserida dentro deste contexto. A metodologia utilizada foi entrevista com questionários semiestruturados, produzida a partir das visitas a estas pessoas na Praça Dom Orione e na Feirinha e em outros lugares da cidade. É uma pesquisa de cunho quantiqualitativa tendo em vista que não tem como foco as estatísticas destas pessoas e sim aprofundamento sobre a percepção dos mesmos sobre paisagem e politicas publicas que atenda esta população.

Palavras-chave: Paisagem. Pessoas em situação de Rua. Fonte Luminosa.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Ana Maria F. A noção de capital cultural é útil para se pensar o Brasil? In: PAIXÃO, Lea Pinheiro; ZAGO, Nadir (Org.). Sociologia da educação: pesquisa e realidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

ANDRADE. Eliana dos Santos. Cidadão Invisível: UM OLHAR SOBRE A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA EM ARAGUAÍNA-TO. Dissertação (Programa De Pós-Graduação Em Demandas Populares E Dinâmicas Regionais – PPGDIRE) Universidade Federal do Tocantins. Aráguaina.p.186, 2019.

BHABHA Homi K. O Local da Cultura. Trad. Myriam Ávila. Elliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte. Editora UFMG. 1998.

BENTO, Maria Aparecida da Silva. Pactos narcísicos do racismo: Branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público. São Paulo: s. n 2002.

BOURDIEU, Pierre. Poder Simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Editora Difel. Lisboa. 2007.

CHAVES. Kerler. Empresa cria sistema para ajudar na redução dos custos em

restaurantes. Blog KCMS. 2019. Disponível em: . Acesso em: 08/09/2021.

CULLEN, Gordon. Paisagem urbana. São Paulo: Martins Fontes, 1983. CUNHA, Filho Hélio. VICENTE, Jonathan. O negacionismo científico e a pandemia de COVID-19 no Brasil. 2020. Disponível em:

oe-a-pandemia-de-covid-19-no-Brasil>. Acesso em: 03/04/2021.

HALL, Stuart. Cultura e Representação. Organização e Revisão técnica. Arthur Iruassu. Trad. Daniel Miranda, Willian Oliveira. Rio Janeiro: Ed. PUC-Rio. Apicuri. 2016, p.260.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 5. ed. 2.reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

NONATO, Domingos Nonato. RAYOL, Raimundo Wilson Gama. Pessoas em Situação de Rua e Violência: Entrelaçados em Nome da Suposta Garantia de Segurança Pública. Revista Direito em Debate, Ano XXVII nº 49, 2018 – ISSN 2176-6622. “Disponível em: Acessado em 20/07/2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281