A INTERSECÇÃO ENTRE PSICOLOGIA NUTRIÇÃO E NEUROCIENCIA

Stefania Cardoso BRITO, Ana Letícia Guedes PEREIRA

Resumo


Este trabalho surgiu durante a graduação como bacharel em psicologia na Faculdade Católica Dom Orione. È uma proposta inovadora por trazer em debate a interface de três ciências que trabalham em prol do desenvolvimento dos seres humanos. Uma pesquisa exploratória tendo em vista que é um tema pouco debatido, mas interessante para a formação do psicólogo e sua atuação profissional. A metodologia utilizada neste trabalho foi pesquisa bibliográfica por proporcionar uma melhor compreensão através da investigação em livros e artigos que tratam dos temas, nutrição, neurociência e psicologia. Diante das buscas realizadas encontramos alguns trabalhos que foram importantes para a conclusão deste estudo. A partir das analise, acreditamos que a neurociência possibilita o dialogo entre a psicologia e nutrição de cada individuo sendo que uma somando a outra para proporcionar melhor qualidade de vida.

Palavras-chave: Neurociencia. Psicologia. Nutrição. Saúde Mental


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Carlos Alberto Nogueira-de- et al. Além da nutrição: O impacto da nutrição materna na saúde das futuras gerações. 1. ed. São Paulo: ABRAN, 2019.

CAMBRAIA, Rosana Passos Beinner. Aspectos psicobiológicos do comportamento alimentar. Revista de Nutrição, Diamantina, v.17, n.2, p.217-225, jun. 2004.

CAVALCANTI, Ana Paula Rodrigues; DIAS, Mardonio Rique; COSTA, Maria José de Carvalho. Psic/ologia e nutrição: predizendo a intenção comportamental de aderir a dietas de redução de peso entre obesos de baixa renda. Estudos de Psicologia, Natal, v. 10, n. 1, p. 121-129, Jan./Apr. 2005.

FREITAS, Neli Klix. Desenvolvimento humano, organização funcional do cérebro e aprendizagem no pensamento de Luria e de Vygotsky. Ciência e Cognição, Rio de Janeiro, v. 9, p. 91-96, nov. 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUEDES, Rubem Carlos Araújo; MELO, Ana Paula Rocha de; TEODÓSIO, Naíde Regueira. Nutrição Adequada: a base do funcionamento cerebral. Ciência e Cultura, São Paulo, v.56, n. 1, p. 32-35, Jan./Mar. 2004.

KRIEGER, Stèphanie. Você conhece a terapia alimentar? Saiba como a psicologia ajuda na alimentação!. Conquiste sua vida, taeq, 2017. Disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/voce-conhece-a-terapia-alimentar-saiba-como a-psicologia-ajuda-na-alimentacao_a3985/1. Acesso em: 27 maio 2021.

LEYSER, Kevin Daniel dos Santos. Fundamentos da Neurofisiologia e neuropsicologia: Neuroanatomia Básica. 1. Ed. Indaial: Uniasselvi, 2018.

LUCIRIO, Ivonete. 3 minerais que ajudam a desenvolver a inteligência do seu filho. Claudia (blog), 15 jan 2020. Disponível em: https://claudia.abril.com.br/sua-vida/3-minerais-que-ajudam-a-desenvolver-a-inteligencia-do -seu-filho/. Acesso em 02 mai. 2021.

MUSTARD, James Frasez. In: ENCICLOPÉDIAI sobre o desenvolvimento na primeira infância. Toronto: Canadá, 2010. p. 1-4.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281