O DESEQUILÍBRIO REAL NA TRIPARTIÇÃO DE PODERES EVIDENCIADO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Samuel Barbosa da SILVA FILHO, Lucas Medeiros SOUSA, José Weidson de OLIVEIRA NETO

Resumo


O presente trabalho possui o intuito de discorrer sobre o real desequilíbrio da tripartição dos poderes na contemporaneidade, tratando de explicar de forma sucinta a visão filosófica que possibilitou a criação do regime político, composto pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com cunho capaz de alinhar ideias e projetos com objetivo de melhorias para uma determinada sociedade, assim como explicar a função de cada entidade estatal para melhor compreender o equilíbrio do poder público. Todavia, destaca-se a turbulência entre atual regime político brasileiro, devido ao conflito de interesses ocasionar medidas que afrontam o limite imposto pela Constituição Federal em cada esfera de poder, uma vez que ainda existem arestas soltas que resultam no rompimento da independência dos poderes e consequentemente em sua harmonia, o que dificulta o diálogo institucional para a segurança das normas e deveres constitucionais. Quanto à metodologia da pesquisa constitui-se no método dialético partindo da interpretação dinâmica à realidade, no que evidencia um tema atual e enfatiza a crise enfrentada pelo enfraquecimento aos avanços das limitações ligado as esferas dos Poderes, que, consequentemente coloca em perigo o equilíbrio dos três poderes, pois devem ser primordial no sistema tripartite, o limite e o respeito da atuação de cada Poder em suas devidas esferas. Deste modo, a presente pesquisa destaca o momento atual das consequências provocadas pela instabilidade do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, tendo como base filosófica e politica os filósofos Aristóteles e Montesquieu no sentido de analisar e compreender a Tripartição de Poderes e consequentemente aos atos diários de caráter invasivo que ultrapassam os limites impostos pela Constituição Federal, tendo em vista que é dela que emana o controle para evitar conflitos, mantê-la equilibrada e protegida.

Palavras-chave: Harmonia. Independência. Sistema Tripartite.


Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. A política. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

BOBBIO, Norberto. Direito e estado no pensamento de Emanuel Kant. 4. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1997.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei 13.047, de 02 de dezembro de 2014. Altera as Leis nº 9.266, de 15 de março de 1996, que reorganiza as classes da Carreira Policial Federal, fixa a remuneração dos cargos que as integram e dá outras providências, e lei nº 9.264, de 7 de fevereiro de 1996. Brasília, DF, 02 dez. 2014. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13047-2-dezembro-2014-779649-publicacaooriginal-145512-pl.html. Acesso em: 18 nov. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil 1988. Brasília, DF, 05 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 set. 2021.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade, nº6.341DF. Relator: Ministro Marco Aurélio. Diário de Justiça Eletrônico, Brasília, 07 maio 2020. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/32154592. Acesso em: 18 nov. 2021.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Mandado de Segurança 23452/RJ. Relator: Min. Celso de Mello. Diário de Justiça Eletrônico, Brasília, DF, 12 maio 2000. Disponível em: https://jurisprudencia.stf.jus.br/pages/search/sjur20720/false. Acesso em: 26 out. 2021.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. A reengenharia jurídico- institucional. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.

LENZA, Pedro. Direito constitucional. 25. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2021.

MONTESQUIEU, Charles de Secondat Baron de. O espírito das leis: as formas de governo, a federação, a divisão dos poderes, presidencialismo versus parlamentarismo. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1994.

MONTESQUIEU, Charles de Secondat Baron de. O espírito das leis. Capítulo XI. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MONTESQUIEU, Charles de Secondat Baron de. O espírito das leis: as formas de governo, a federação, a divisão dos poderes, presidencialismo versus parlamentarismo. São Paulo: Saraiva, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281