ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO NO ESTADO DO TOCANTINS NO PERÍODO DE 2015 A 2018

Layla Cristina Gonçalves SILVA, Wanna Paula Eufrasio MOREIRA, Ana Paula Rodrigues Mendonça LOPES

Resumo


O câncer de colo do útero, mesmo que passível de prevenção e bom prognóstico quando tratado precocemente, é um importante problema de saúde pública. É o terceiro câncer mais comum em mulheres no país, e no estado Tocantins ocupa o primeiro lugar. O rastreamento é feito pelo exame citológico. Múltiplos parceiros, infecção pelo HPV, início precoce de vida sexual estão entre os fatores de risco. O objetivo é analisar o perfil epidemiológico do câncer de colo uterino no Tocantins no período estabelecido, com o intuito de evidenciar variáveis de fatores de risco, tipo histológico, Estadio ao diagnóstico e ressaltar a necessidade de prevenção. Trata-se de um estudo de método epidemiológico e original com pesquisa baseada no Instituto Nacional do Câncer (INCA). Houve relatos de 390 casos desta patologia, sendo de maior prevalência na faixa etária de 35 a 39 anos em 17% dos casos. O tipo histológico mais comum foi o Carcinoma Escamocelular em 68%. Observou-se que em relação ao Estadiamento as maiores incidências foram: IIIB com 31,3%, 0 com 19% e IIA com 17,4%. Analisa-se, também, que a cor parda esteve presente em 73% dos casos; o nível de escolaridade em 42,30% foi o fundamental incompleto e 42% estavam casadas ao diagnóstico. Pode-se confirmar que baixo nível de conhecimento e dificuldade de acesso à informação e à saúde podem ser preditores de má prevenção, detecção do câncer já na fase sintomática, necessitando de tratamento médico de alta complexidade e prognóstico ruim.

Palavras-chave: Câncer. HPV. Prevenção.


Texto completo:

PDF

Referências


BARCELOS, Mara Rejane Barroso et al. Qualidade do rastreamento do câncer de colo uterino no Brasil: avaliação externa do PMAQ. Revista de Saúde Pública, v. 51, p. 67, 2017.

BRITO-SILVA, Keila et al. Integralidade no cuidado ao câncer do colo do útero: avaliação do acesso. Revista de Saúde Pública, v. 48, p. 240-248, 2014.

CASARIN, Micheli Renata; PICCOLI, Jaqueline da Costa Escobar. Educação em saúde para prevenção do câncer de colo do útero em mulheres do município de Santo Ângelo/RS. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 3925-3932, 2011.

DA SILVA, Andressa Montenegro et al. Perfil epidemiológico do câncer do colo do útero na paraíba. Epidemiological profile of cervical cancer in paraíba. Revista Temas em Saúde, v. 16, n. 4, p. 180-197, 2016.

DA SILVA, Bruna Lopes et al. Prevenção do câncer de colo uterino e a ampliação da faixa etária de risco. Journal of Nursing UFPE/Revista de Enfermagem UFPE, v. 8, n. 6, 2014.

DE SOUZA, Aline Ferreira; COSTA, Lúcia Helena Rodrigues. Conhecimento de Mulheres sobre HPV e Câncer do Colo do Útero após Consulta de Enfermagem. Revista Brasileira de cancerologia, v. 61, n. 4, p. 343-350, 2015.

DIAS, Ernandes Gonçalves et al. Perfil socioeconômico e prática do exame de prevenção do câncer do colo do útero de mulheres de uma unidade de saúde. Revista Saúde e Desenvolvimento, v. 7, n. 4, p. 135-146, 2016.

EDUARDO, Kilvia Gardênia Torres et al. Conhecimento e mudanças de comportamento de mulheres junto a fatores de risco para câncer de colo uterino. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v. 13, n. 5, p. 1045-1055, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281