QUALIDADE DE VIDA PÓS-OPERATÓRIA DE PACIENTE SUBMETIDOS À EXODONTIA DE TERCEIROS MOLARES

José Luis Debs de MORAIS, Matheus Lopes Tolentino LIMA, Ricardo Kiyoshi YAMASHITA

Resumo


A exodontia dos terceiros molares está cercada de fatores que podem ocasionar pósoperatórios complicados, como a presença de edema, secreção, trismo e injurias ao nervo alveolar, fatores esses que acabam ferindo o que se é considerado como qualidade de vida e saúde. Com isso esse trabalho teve o objetivo de avaliar a qualidade de vida de pacientes no pós-operatório submetidos à exodontia de terceiros molares, discutindo os eventos comuns observados. Quarenta e oito pacientes de uma clínica escola foram submetidos à exodontia de terceiros molares. O instrumento de coleta de dados foi feito em duas etapas: a primeira foi realizada no ato pré-cirúrgico, quando foi realizada a anamnese, e as informações relacionadas à posição que o terceiro molar se encontrava. A segunda etapa foi após 7 dias pós-cirúrgico, quando foi feito o questionário sobre o pós-operatório e a qualidade de vida relacionada à saúde bucal. Os resultados obtidos mostraram que, 77,78% dos pacientes submetidos à técnica cirúrgica de osteotomia e odontosecção se queixaram de dor pós-operatória, 66,67% se sentiram mais estressados, 55,56%. As complicações mais comuns no pós-operatório foram dor e estresse representados por 39,58%. De acordo com 41,67% dos pacientes do gênero masculino e 61,11% do gênero feminino assinalaram dor como queixa. Em relação aos pacientes que após a exodontia não leram ou não compreenderam a cartilha de recomendações pós-operatória que é entregue no final do ato cirúrgico, 85,71% assinalaram sentir dor ou desconforto após a exodontia. Os resultados indicam que as técnicas empregadas no transoperatório interferem na qualidade de vida do paciente durante o pós-operatório e a classe a tem maior influência do que a posição, no que se refere à realização das atividades do cotidiano e o gênero feminino se apresentaram mais sensíveis à sensação dolorosa em relação ao gênero masculino.

Palavras-chave: Qualidade de vida. Dente Molar. Pós-operatório.


Texto completo:

PDF

Referências


AGATHAO, Beatriz Tosé; REICHENHEIM, Michael Eduardo; MORAES, Claudia Leite de. Qualidade de vida relacionada à saúde de adolescentes escolares. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p. 659-668, fev. 2018.

Allen, P.F. Assessment of oral health related quality of life. Health Qual Life Outcomes 1, 40 (2003). https://doi.org/10.1186/1477-7525-1-40

ÁLVARES, L. C.; TAVANO, O. Curso de radiologia em odontologia. São Paulo: Editora Santos, 5 ed. 2009.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalho na graduação, 10 ª ed. São Paulo. Atlas S.A, 2010.

ARAÚJO, O.C. Incidência dos acidentes e complicações em cirurgias de terceiros molares. Rev Odontol UNESP, Araraquara. v. 40, n. 6, 2011. Disponível em: < http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=googl e&base=LILACS〈=p&nextAction=lnk&exprSearch=621552& >. Acesso em: 20 de Agosto de 2015.

Breivik H, Collett B, Ventafridda V, Cohen R, Gallacher D. Survey of chronic pain in Europe: prevalence, impact on daily life, and treatment. Eur J Pain. 2006;10(4):287-333

Bruce RA; Frederickson, GC; Small, GC. Age of Patients a morbidity associated with mandibular third molar Surgery. J Am Dent Assoc. 1980; 101(2): 240-245.

Castro EVFL, Castro AL, Salzedas LMP, Jardim PTC, Jardim ATB. Agenesia e inclusão dental patológica: estudo clínico e radiográfico em pacientes. Rev. Fac. Odontol. Lins. 2006; 18 (1): 41-46.

CERQUEIRA, Paulo Roberto Ferreira et al. Análise da topografia axial dos terceiros molares inclusos através da radiografia panorâmica dos maxilares em relação à classificação de Winter. Revista Odonto Ciência – Fac. Odonto/PUCRS, v. 22, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281