O AVANÇO TECNOLÓGICO NO TRATAMENTO DE QUEIMADURAS E RECUPERAÇÃO DO PACIENTE

Daniara Oliveira GUIMARÃES, Hilda Thuane dos Anjos CABRAL, Rodrigo MAGALHÃES Conceição, Diôgo Amaral BARBOSA

Resumo


As queimaduras são lesões teciduais produzidas por uma agressão traumática decorrente de meios térmicos, químicos, radioativos e elétricos, sendo a mais comum estre estas a lesão térmica. Portanto, o comprometimento e a profundidade da queimadura influenciam diretamente na gravidade da lesão O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura integrativa com abordagem qualitativa. A onde se pretende responder alguns questionamentos relacionados ao trabalho da enfermagem no tratamento de feridas através de uma abordagem bibliográfica. Nesta pesquisa, abordou-se a influência do avanço tecnológico no tratamento de feridas e recuperação do paciente a partir da perspectiva da enfermagem por meio de trabalhos já publicados na literatura. Como fontes de pesquisa primária as plataformas da Capes/CNPq e Google Acadêmico. A partir dessas duas fontes, os artigos encontrados foram direcionados pelas mesmas e chegando até a fonte final do artigo. Foram escolhidos cinco artigos da PUBMED; dois da OJS/PKP Platform Workflow (redirecionados pelo google acadêmico); um artigo na BVS – Biblioteca Virtual de Saúde; um artigo indexado ao BMC – Biomed Central (indexada a Nature Science); dois artigos de plataformas indexadas diretamente ao Google Acadêmico. Observou-se que as pomadas ainda continuam sendo materiais de fácil acesso a comunidade, principalmente em unidades de saúde que não possuem de um acesso a recursos tecnológicos. Leva-se em consideração ainda a quantidade de informações técnicas científicas a respeito desta tecnologia, bem como a possibilidade de associar o tratamento com algum outro tipo de medicamento de origem não farmacológica. A tecnologia de enxerto além de ser um procedimento complexo existe um pré-conceito (de antecipado e prematuro) a respeito desta tecnologia. As tecnologias a lazer existem ótimas expectativas em relação a esta tecnologia, no entanto trata-se de uma tecnologia de mais difícil acesso ainda.

Palavras-chave: Enfermagem. Tecnologias. Feridas.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIRA, J. W. F.; SANTOS, J. N. Assistência de enfermagem em grupos de riscos a queimadura. Rev. Bras. De Queimaduras, v. 12, n. 2, 2013. Disponível em: http://rbqueimaduras.org.br/details/149/pt-BR/assistencia-de-enfermagem-em-grupos-de-riscos-a-queimadura. Acesso em 08 de nov. de 2021.

BOTTEGA, F. H.; FONTANA A dor como quinto sinal vital: utilização da escala de avaliação por enfermeiros de um hospital geral. Texto & contexto - enfermagem [online], 2010, v. 19, n. 2, pp. 283-290. Submetido em 5 jul. 2010. ISSN 1980-265x. https://doi.org/10.1590/s0104-07072010000200009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/gZNNrNTftvjFWrfWJyvWjRg/abstract/?lang=pt#. Acesso em 08 de nov. de 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. 20 p.: il. – (Série F. Comunicação e Educação em Saúde).

BUSANELLO, J.; SILVA, M. F.; SEHNEM, D. G.; POLL, A. M.; DEUS, L. M.L.; BOHLKE, S. T. Assistência De Enfermagem A Portadores De Feridas: Tecnologias De Cuidados Desenvolvidas Na Atenção Primária. Revista de Enfermagem da UFSM, Santa Maria, RS, v. 3, n.1, p.175-184, jan/abril 2013.

CAMPOS, D. L. P. Excisão e enxerto precoce em queimaduras profundas da face. Rev. Bras. De Queimaduras, v. 10, n. 3, 2011. Disponível em: http://www.rbqueimaduras.com.br/details/70/pt-BR/excisao-e-enxerto-precoce-em-queimaduras-profundas-da-face. Acesso em 08 de nov. de 2021.

FERREIRA A. M; BOGAMIL D. D. D; TORMENA P. C. O enfermeiro e o tratamento de feridas: em busca da autonomia do cuidado. Arq Ciênc Saúde 2008.

FERREIRA A. M; BOGAMIL D. D. D; TORMENA P. C. O enfermeiro e o tratamento de feridas: em busca da autonomia do cuidado. Arq Ciênc Saúde 2008.

SILVA, Ana Karoline Almeida da. OLIVEIRA, Tatiana Ferreira de. LIMA, Francisca Meiriane Pereira. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO TRATAMENTO DE QUEIMADO. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281