ESTUDO DE CASO CLÍNICO DE HEMOFILIA TIPO B – ESTUDO DE CASO CLÍNICO MULTIDISCIPLINAR NO SERVIÇO ESTADUAL DE REABILITAÇÃO EM ARAGUAÍNA-TO

Ana Júlia Alencar VALADARES, Luana Bispo de Sousa SILVA, Nicolle Kidma de Lucena SOARES, Karena Cristina da Silva LEAL, Karina Maria Mesquita da SILVA, Miguel Emílio Emílio Sarmiento GENER

Resumo


A hemofilia é uma doença genético-hereditária que gera distúrbios na coagulação, é causada por deficiências dos fatores de coagulação VIII ou IX. Metodologia: foi feito a partir da análise do prontuário de uma paciente portadora Hemofilia tipo B, no Centro de Reabilitação de Araguaína – TO, juntamente com pesquisas bibliográficas no banco de dados disponível no site do Ministério da Saúde e outros manuais de fontes secundarias seguras, de forma sucinta e esclarecida foram aqui expostas. Objetivo: é explanar sobre a Hemofilia, instigar o rastreio e tratamento precoce, por meio das manifestações clinica e cuidados a fim de reduzir prejuízos ocasionados pela doença. Resultados: Como esses fatores estão localizados no cromossomo X, a hemofilia afeta quase exclusivamente homens, portanto, as filhas de homens hemofílicos são portadoras obrigatórias, mas os filhos são normais. Cada filho de uma portadora tem 50% de probabilidade de ter hemofilia e cada filha tem 50% de probabilidade de ser uma portadora. Pacientes portadores de hemofilia são submetidos aos cuidados de enfermagem e fisioterapia, a fim de orientar quanto à terapia medicamentosa e sua reabilitação. Conclusão: A hemofilia é um Distúrbio em que o sangue não coagula normalmente.

Palavras-chave: Hemofilia. Assistência de Enfermagem. Reabilitação. Fisioterapia.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério Da Saúde, 2011. Manual de Reabilitação na Hemofilia. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_reabilitacao_hemofilia.pdf.Acesso em: 28 de agosto de 2021.

BULECHE, G. M. et al. CLASSIFICAÇÃO DAS INTERVENÇÕES DE

ENFERMAGEM. 2010. Disponível em: Khttps://www.biosanas.com.br/uploads/outros/artigos_cientificos/14/0ac4055be9a07e3df54c72e9651c589e.pdf. Acesso em: 28 Setembro de 2021.

CANADIEN HEMOPHILIA SOCIETY. Carriers of hemophilia A and B. 2018.

Disponível em: https://www.hemophilia.ca/carriers-of-hemophilia-a-and-b/. Acesso em 11 de outubro de 2021.

COFEN, Conselho Federal de Enfermagem. DECRETO N 94.406/87. Brasília, 08 de junho de 1987. Disponível em http://www.cofen.gov.br/decreto-n-9440687_4173.html.

Acesso em 02 de Outubro de 2021.

ERDMAN.T, & KAMTSURU. 2018-2020. DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM DA NANDA-I. Definições e Classificações. Porto Alegre: Artmed.

KASVI. Análise da Hemostasia: Tempo de Atividade da Protrombina (TAP) e Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPa). MAR, 2019. Disponível em: https://kasvi.com.br/analise-da-hemostasia/Acesso em 03 de Setembro de 2021.

LYRIANE et al. II SIEPS XX Enfermaio - I Mostra Do Internato Em Enfermagem. PAPEL DO ENFERMEIRO NO CUIDADO AO PACIENTE HEMOFÍLICO. Disponível em: https://view.officeapps.live.com. Acesso em 02 de Outubro em 2021.

MANUAL MSD. Doença de von Willebrand. JUL, 2020. Disponível em:

https://www.msdmanuals.com/pt-br. Acesso em 03 de Setembro de 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281