A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DO LETRAMENTO: PERSPECTIVAS DA PRÁTICA SOCIAL DA LEITURA E ESCRITA E DO LETRAMENTO DIGITAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Nayara Régia Pereira dos SANTOS, Denyse Mota SILVA

Resumo


O presente artigo tem como objetivo refletir a importância sobre o estudo do letramento, a apropriação das práticas sociais de leitura e escrita e suscitar as práticas do letramento digital no contexto escolar. A pesquisa bibliográfica e documental foi a opção metodológica adotada com ênfase qualitativa. Para tanto, o trabalho fundamenta-se por alguns dos mais renomados autores, que garantiu a fundamentação básica necessária para o aprofundamento da temática, por exemplo: Soares (2009), Kleiman (2005), Marcuschi (2001), BNCC (BRASIL, 2017) entre outros. Os estudos do letramento estão voltados para as possibilidades do aprofundamento do processo de leitura e escrita, as pessoas precisam ter aquisição adequada desses adventos para que possam desenvolver habilidades e competências cognitivas capazes de estabelecer autonomia social, visão crítica enquanto cidadão e aluno, na apropriação e empoderamento do seu processo linguístico em meios impressos, orais e midiáticos. Afinal, o presente trabalho apresenta relevantes reflexões sobre a importância e a continuidade do estudo do letramento como também ser utilizada para uma prática docente onde possa ter mais eficiência na leitura e na escrita.

Palavras-chave: Língua Portuguesa. Letramento Digital. Escrita.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 15-ago-2021.

CARNELLI, Walter; EPSTEIN, Richard. Pensamento crítico o poder da lógica e da argumentação. 3º edição 2011, editora Rideel Disponível:

https://kupdf.net/queue/pensamento-critico-o-poder-da-logica-e-da-argumentaao. Acesso em: 06-out-2021.

COMIN, Fabio Scorsolini. Diálogo e dialogismo em Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: contribuições para a educação a distância. Educação em Revista|Belo Horizonte|v.30|n.03|p.245-265| julho-setembro 2014 Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: 04-out-2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo. Ed.Paz e Terra, 1996. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br. . Acesso em: 29- mai-2021.

GALVÃO, Ariádina Pereira. O ensino da Língua Portuguesa e o Letramento Digital. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2015. Disponível em:

http://www.filologia.org.br/xix_cnlf/cnlf/03/011.pdf. Acesso em: 15-fev-2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281