O IMPACTO DA FOTOGRAFIA NO MARKETING DIGITAL

Maykonn Alexandre Alves CARDOSO, Severina Alves de ALMEIDA

Resumo


Nesse trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre o impacto da fotografia no Marketing Digital. Os objetivos foram: identificar a importância da fotografia para as redes sociais, identificando o poder que a imagem tem na decisão de uma compra online; avaliar o poder da fotografia no e-commerce, no que diz respeito à captação e fidelização de clientes, notadamente por meio das redes sociais, que são hoje uma das principais ferramentas de vendas a partir do Marketing Digital; entender o que é Marketing Digital, identificando seus principais conceitos. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa mediante revisão bibliográfica, quando consultamos bases de dados, plataformas e bibliotecas digitais, por exemplo, Sciello, Goloogle Acadêmico, e revistas online nessa área do conhecimento. Além disso, foi aplicada uma pesquisa através da plataforma Google Forms com objetivo de obter a opinião das pessoas a respeito do impacto da fotografia no e-commerce. A pesquisa contou com 17 perguntas que foram respondidas por 89 pessoas, com idade superior a 18 anos. O envio do questionário foi efetivado através do whatsapp por lista de transmissão. Todos esses procedimentos foram executados com todo rigor, considerando a inegociável ética na pesquisa. Concluímos que a fotografia tem um papel importante quando os consumidores buscam comprar pela internet; que a imagem tem importância na decisão de uma compra online; que a fotografia no e-commerce atua como ferramenta importante na captação e fidelização de clientes; que as redes sociais são atualmente uma das principais ferramentas de vendas impulsionadas pelo Marketing Digital.

Palavras-chave: Marketing Digital. Fotografia. Compra on line. Internet.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, S. A; ALBUQUERQUE, F. E; SOUSA, R. M; SILVA, A. M; FERREIRA, R. R. A Pesquisa Etnográfica no Contexto Indígena Apinajé. JNT - Facit Business and Technology Journal. v. 1, n. 2. 2017. Pp. 156-176. ISSN 2526-4281. Disponível:

https://jnt.faculdadefacit.edu.br. Acesso em: 06-out-2021.

COSTA, Lucas Mendes da; ET ALL. A Evolução do Marketing Digital: Uma Estratégia de Mercado. XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção. Fortaleza, CE, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2015.

Disponível: http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_212_259_27165.pdf. Acesso em: 01-out-2021.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In: O Que é interdisciplinaridade? Ivani Fazenda (org.). — São Paulo: Cortez, 2008. Disponível: https://filosoficabiblioteca.files./fazenda-org-o-queinterdisciplinaridade.pdf. Acesso em: 22-jan-2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

KOZINETS, R. V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso. 2014.

MELO, G. L. V.; OLIVEIRA, L. V. S,; ALMEIDA, S. A. A Ética Ecológica como Fundamento do Direito Ambiental: Um Estudo na Perspectiva da Antropoética. JNT - Facit Business and Technology Journal. 2020; Ed, 15. Vol. 1. Manancial: Ética & Direito. Págs. 76-88. Disponível: https://jnt.faculdadefacit.edu.br. Acesso em: 06-out-2021.

KOSSOY, B. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

KOUTSOUKOS, S. S. M. No estúdio fotográfico. Um estudo da (auto) representação de negros livres e escravos no Brasil da segunda metade do século XIX. Studium, Campinas, v. 9, p. 1, 2002.

SAMPAIO, Valdeci Cira Filgueira; TAVARES, Cristiano Vianna C. Castellão. Marketing Digital: O poder de influência das redes sociais na decisão de compra do consumidor universitário da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Disponível:

https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_cira_e_cristiano_0.pdf. Acesso em: 30-set-2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281