DISCREPÂNCIA MAXILOMANDIBULAR: CORREÇÃO DE MÁ OCLUSÃO CLASSE LL COM O USO DO APARELHO BIONATOR CONJUGADO AO AEB RELATO DE CASO

Mariana Aguiar FORTALEZA, Raquel Amanda de Sousa BARROS, Ângela Maria SILVA

Resumo


Introdução: A má oclusão de classe ll tem maior incidência nas prevalências, e em pacientes que se encontram na dentição mista apresentam melhor resultados na intervenção com aparelhos interceptivos. Dentre muitas características desta má oclusão encontra-se, nos casos, o comprometimento estético e funcional, alterando qualidade de vida desses pacientes, principalmente a deficiência mandibular e ou protrusão maxilar, com ausência de selamento labial e outros. Nesses casos o Bionator Balters é um aparelho ortopédico de grande relevância em resultados de muitos tratamentos. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi acompanhar e ressaltar a eficiência do aparelho Bionator de Balters conjugado ao AEB (aparelho extra-bucal), relatando a experiência em um tratamento de má oclusão classe ll, subdivisão 1. Método: As informações obtidas para o auxílio na composição do trabalho foram através de uma pesquisa em artigos, e relato de um caso clínico tratado com Bionator Balters associado ao AEB. Resultado: Esse relato trouxe o tratamento de uma paciente diagnosticada com Classe II, subdivisão 1, com indicação do Bionator de Balters associado ao AEB. Melhoras no perfil facial foram observadas, bem como na correção da Classe II. Percebida a melhora na autoestima e correção da função mastigatória e selamento labial. Conclusão: Através desse caso o tratamento com o aparelho ortopédico indicado é relevante à má oclusão Classe II subdivisão de Angle.

Palavras-chave: Má oclusão de Angle; aparelhos ortopédicos; aparelhos de tração extrabucal; cefalometria; tratamento; selamento labial.


Texto completo:

PDF

Referências


Mezzomo CL, Machado PG, Pacheco AB, Gonçalves BFT, Hoffmann CF. As implicações da classe II DE Angle e da desproporção esquelética tipo classe II no aspecto miofuncional. Rev. CEFAC. 2011;13(4):728-734.

Holz lS, Guedes FP, Oliveira TS, Capelozza Filho L, Cardoso MA. Tratamento ortodôntico compensatório das más oclusões do Padrão ll com intenção corretiva: relato de caso. Rev Clín Ortod Dental Press. 2015;14(5):31-43.

Tiago PCMS, Biasutti T. Tratamento de classe ll, divisão 1: relato de caso. [Trabalho de conclusão de curso]. Uberaba: Universidade de Uberaba; 2017.

Maciel KRA, Albino RCM, Pinto MMA. A prevalência de distúrbio miofuncional orofacial nos pacientes atendidos no ambulatório de pediatria do Hospital Luís de França. Rev Pediatr. 2007; 8 (2):81-90.

Santos RL, Ruellas ACO. Características cefalométricas de pacientes portadores de más oclusões Classe I e Classe II de Angle. R Dental Press Ortodon Ortop Facial. 2009; 14 (3): 94-101.

Nunes Neto AP. Uso de aparelho extrabucal de Thurrow modificado para tratamento de má oclusão de classe ll: relato de caso. Trabalho de Conclusão de Curso. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; 2016.

Bezutti RF. Efetividade do aparelho ortopédico Bionator de Balters no tratamento de classe ll. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós Graduação). Marília: Faculdade de tecnologia de Sete Lagoas; 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281