ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES ACOMETIDOS COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO

Helem Maria Vieira LOPES, Lara Sthephany Morais SANTOS, Adriana Keila DIAS, Reobbe Aguiar PEREIRA, Juliane Marceloino dos SANTOS, Rogério Carvalho de FIGUEREDO, Luana Maria Lima FEITOSA

Resumo


RESUMO O Acidente Vascular Encefálico - AVE ocorre quando uma artéria no cérebro fica bloqueada ou se rompe que acaba ocasionando a morte de uma área do tecido cerebral devido à perda do suprimento sanguíneo e sintomas que ocorrem repentinamente. Este trabalho tem como objetivo geral abordar sobre assistência de enfermagem na reabilitação de clientes acometidos de AVE. Tendo o intuito ainda de identificar o papel do enfermeiro na assistência humanizada para a evolução de pacientes acometidos com AVE e por fim relatar quais são os elementos essências para o ensino e preparo da família para os cuidados domiciliares de um paciente acometido por acidente vascular cerebral. A metodologia utilizada revisão bibliográfica exploratória de caráter qualitativa, buscando artigos através do banco de dados do Scielo (Scientific Eletronic Library OnLine) e da BIREME (Biblioteca Regional de Medicina), a partir das fontes Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) e Lilacs (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Ao fim foi visto que a equipe de enfermagem exerce um grande papel na assistência e prevenção a pacientes com AVE, o qual os mesmos promovem métodos preventivos da mesma, auxiliando na diminuição dos fatores de risco para a mesma.

Palavras-chave: Encéfalo. Déficits. Enfermeiro.


Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, M.R.S. et. al. Cuidados de enfermagem ao paciente acometido por acidente vascular cerebral. Revista Multidisciplinar e de psicologia, Vol. 13, N.º 44. São Paulo: 2019.

CAVALCANTE, T.F.; NEMER, A.P.L.; MOREIRA, R.P.; FERREIRA, J.E.S.M. Intervenções de enfermagem ao paciente com acidente cerebrovascular em reabilitação. Revista de enfermagem UFPE on-line, Vol. 12, N.º 5. Recife: 2018.

CARVALHO, T. et. al. Diretriz Brasileira de Reabilitação Vascular-2020. Revista Arq. Bras. Cardiol., Vol. 114, n.º 5, Pag. 943-987. Rio de Janeiro: 2020.

GONZAGA, F.; SANTOS, W.L. Prevenção, assistência e apoio familiar na reabilitação dos pacientes portadores de acidente vascular cerebral. Revista de iniciação científica e extensão, Vol. 1, n.º 1. Goiânia: 2018.

CEARÁ. Secretaria Estadual do. SESAU. Governo do Estado do Ceará. HGWA é referência na reabilitação de pacientes acometidos pelo AVC. Hospital Waldemar Alcântara (HGWA), 2020.

JESUS, A.S.C. As intervenções da enfermagem na reabilitação em pacientes acometidos por acidente vascular cerebral (Monografia em bacharelado em enfermagem da Universidade de Salvador). Salvador: 2019.

MANTEUFEL, H.M.S.; MENDES, L.S.; SANCANARI, G.R. Assistência de enfermagem e humanização em paciente no pós AVC. Revista Saúde Multidisciplinar, Ed. 5, Pag. 55- 61. Mineiros: 2019.

MAIA, H.A.; CANUTO, O.M.C. A inserção de assistente social na Unidade de Acidente Vascular Cerebral em um hospital terciário do SUS. Revista Serviço Social e Saúde, Vol. 17, N.º 2. Fortaleza: 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281