TRABALHO EM EQUIPE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E SEUS DESAFIOS
Resumo
Atenção Primária à Saúde (APS) também denominada Atenção Básica à Saúde (ABS) são unidades responsáveis pelos cuidados primários de saúde de forma universal, caracterizada como uma rede de serviços de saúde que, se enquadra como porta de entrada para o Sistema Único de Saúde para toda a população Brasileira. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão de literatura de modo a identificar fatores que desafiam à prática do trabalho em equipe na ESF, bem como analisar e contribuir com novas estratégias para melhorar a comunicação e a convivência dos profissionais da ESF. Método: Trata-se de um estudo de revisão de literatura de artigos relacionados com os principais desafios e proposições para a prática do trabalho em equipe na ESF. As buscas dos artigos foram feitas nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), scientific eletronic library online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem Online (MEDLINE). Resultados: Dividiu-se o resultado em dois subtemas, são eles: fatores que limitam o desenvolvimento do trabalho em equipe e fatores que contribuem para a melhoria das atividades do trabalho em equipe. Conclusão: Por fim, compreende-se que a melhor forma de capacitação é realizar seminários entre as ESF em todo país, a partir dessa conscientização os serviços de saúde ganharão um novo modelo de atenção à saúde.
Palavras-chave: Programa de Saúde da Família. Saúde da Família. Relações interpessoais. Trabalho em Equipe.
Texto completo:
PDFReferências
ARAÚJO, M. B.de S.; ROCHA, P. de M.. Trabalho em equipe: um desafio para a consolidação da estratégia de saúde da família. Ciência & saúde coletiva, v. 12, 2007.
ARAUJO, A. P. L.; OLIVEIRA, E. N.; LOPES, L. K. O.; RODRIGUES, C. F. C.; ABRÃO. K.; BARBOSA, D. A. Desafios e estratégias do programa saúde do homem na atenção básica no município de Xinguara no Pará. Facit Business and Technology Journal. , v.1, p.60 - 75, 2021.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, v. 18, n. 3, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária à Saúde nos Estados / Conselho Nacional de Secretários de Saúde-Brasília: CONASS, 2012.
BRASIL. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Política Nacional de Atenção Básica, Diário Oficial da União, v. 183, n. 1, 2017.
DUARTE, M. de L. C.; BOECK, J. N. O trabalho em equipe na enfermagem e os limites e possibilidades da estratégia saúde da família. Trabalho, Educação e Saúde, v. 13, n. 3, 2015.
FERNANDES, H. N. et al. Relacionamento interpessoal no trabalho da equipe multiprofissional de uma unidade de saúde da família. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v. 7, n. 1, 2015.
GOMES; J.PS; M.Z.C; A.R.B; L.C-M. desafios para a prática do trabalho em equipe na estratégia saúde da família, 2012.
MATUDA, C.G.; AGUIAR, D. M. de L.; FRAZÃO, Paulo. Cooperação interprofissional e a Reforma Sanitária no Brasil: implicações para o modelo de atenção à saúde. Saúde e Sociedade, v. 22, 2013.
NAVARRO, A. S. S.; GUIMARÃES, R. L. S.; GARANHANI, M. L. Trabalho em equipe: o significado atribuído por profissionais da estratégia de saúde da família. Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 61-68, 2013.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281