A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Resumo
As UTI’s são parte das unidades hospitalares destinadas ao cuidado do paciente crítico, no qual se usa muitos recursos tecnológicos, o que não diminui a importância do fator humano no atendimento. Objetivou-se identificar as dificuldades vivenciadas pela equipe multiprofissional que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), buscando analisar a interação estabelecida entre os profissionais presentes nas UTI’s e que compõem as equipes multiprofissionais. Trata-se de uma revisão da literatura, de caráter descritivo, realizada no período de setembro a dezembro de 2018. A partir de critérios de exclusão foram selecionados as literaturas que embasaram a discussão do assunto, sendo analisados e discutidos, fazendo um comparativo das ideias de cada autor pesquisado. A partir dos resultados encontrados percebeu-se que apesar dos desafios vivenciados pelos membros das equipes multiprofissionais, esta é uma prática que vem se fortalecendo ano após ano, tornando-se indispensável para prática diária nos cuidados de pacientes críticos nas UTI’s. Os resultados evidenciaram ainda, a necessidade de que a equipe desenvolva habilidade para comunicar-se com os colegas e assim haja uma apropriação gradativa e segura da ação multidisciplinar. Assim, a ação multidisciplinar, apesar dos desafios, apresenta-se como uma forma promissora e irreversível de atendimento na área da saúde.
Palavras-chave: Unidade de Terapia Intensiva. Saúde da Família. Equipe multiprofissional.
Texto completo:
PDFReferências
ABECHAIN, L. S. K.; LIMA, W. R. J.. Gestão de Qualidade em Terapia Intensiva: Normas e processos. São Paulo: Abril Educação 2015.
ALVES, A. N.. A importância da atuação do fisioterapeuta no ambiente hospitalar. Ensaios e Ciência: C. Biológicas, Agrárias e da Saúde, v. 16, n. 6, 2015.
ARAUJO, A. P. L.; OLIVEIRA, E. N.; LOPES, L. K. O.; RODRIGUES, C. F. C.; ABRÃO. K.; BARBOSA, D. A. Desafios e estratégias do programa saúde do homem na atenção básica no município de Xinguara no Pará. Facit Business and Technology Journal. , v.1, p.60 - 75, 2021.
BERMEJO, J.C. Humanizar a saúde: cuidado, relações e valores. Rio de Janeiro: Vozes; 2008.
BUCHER, J. S. N. F.. Psicologia da saúde no contexto da saúde pública: uma complexidade crescente. In O. H. Yamamoto & V. V. Gouveia (Orgs.), Construindo a psicologia brasileira: desafios da ciência e prática psicológica (pp.213-239). São Paulo: Casa do Psicólogo. 2003
CHIATTONE, H. B. C. A significação da psicologia no contexto hospitalar. In V. A. Angerami (Org.), Psicologia da saúde: um novo significado para a prática clínica (pp.73-158). São Paulo: Pioneira, 2000.
CREPALDI, M. A. Bioética e interdisciplinaridade: direitos de pacientes e acompanhantes na hospitalização. Paidéia, 9 (16), 89-94, 1999.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281