REMOÇÃO CIRÚRGICA PREVENTIVA DOS TERCEIROS MOLARES: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Barbara Catariny Maciel SANTANA, Stefanny Souza SILVA, Alline Silva CALDAS, Ricardo Kyoshi YAMASHITA

Resumo


A extração profilática dos terceiros molares previne alguns problemas na saúde bucal, podendo estar associados a doenças periodontais, lesões de cárie, reabsorção das raízes dos dentes adjacente, periocoronarite, aparecimento de cistos, tumores odontogênicos e dor. Fora os riscos à saúde bucal, sisos impactados podem causar dificuldades na mastigação, ansiedade, insônia, irritabilidade e algumas restrições alimentares, prejudicando as relações sociais cotidianas de um indivíduo. O tratamento convencional de molares inclusos é alterado em casos de fraturas mandibulares que podem ocorrer durante a cirurgia ou com maior frequência em pacientes que praticam esportes de contato físico. Alguns fatores antes da extração dos terceiros molares como, a possibilidade de tratamento ortodôntico, apinhamento dentário, e tracionamento, devem ser analisados para um diagnóstico que melhor atende a necessidade do paciente. O conhecimento do cirurgião dentista acerca das classificações e profundidade dos terceiros molares é fundamental para um planejamento cirúrgico eficaz, evitando intercorrências no pré e pós-operatório do paciente.

Palavras-chave: Extração. Saúde bucal. Terceiros molares.


Texto completo:

PDF

Referências


Antunes HD. Complicações associadas à extração de terceiros molares inclusos. Fernando Pessoa. Tese [Mestrado em Medicina Dentaria] - Universidade Fernando Pessoa Faculdade Ciências da Saúde; 2014.

Cardoso RM, Cardoso RM, Cardoso RM, Medeiro MAQB. O dilema do cirurgião-dentista na decisão da extração dos terceiros molares. Odontologia Clínico-Científica. 2012;2 (11): 103-108.

Fonseca ALFB, Marques FL, Brasileiro CB, Milagres RMC. Estudo da frequência e da variabilidade de posições dos terceiros molares nas radiografias panorâmicas no serviço de radiologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Revista Arquivos em Odontologia. 2018;1 (54): 11.

Garcia RR, Paza AO, Moreira RWF, Moraes M, Passeri LA. Avaliação radiográfica da posição de terceiros molares inferiores segundo as classificações de Pell & Gregory e Winter. Revista da Faculdade de Odontologia-UPF. 2000;2 (5): 31-36.

Ishii FT, Negreiros RM, Milani BA, Bauer HC, Jorge WA. Fratura tardia de mandíbula decorrente de exodontia de terceiro molar: relato de caso. Revista da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. 2012;4 (66) 268-71.

Junior JLJL. Avaliação da eficácia da analgesia preemptiva na cirurgia de extração de terceiros molares inclusos. Revista Brasileira de Anestesiologia.2019;4 (62): 506-510.

Kato RB, Bueno RBL, Neto PJO, Ribeiro MC, Azenha MR. Acidentes e complicações associadas á cirurgia dos terceiros molares realizada por alunos de odontologia. Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial. 2010;4 (10): 45-54.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281